Negócios

Workshop discutirá impactos e benefícios de fusões e aquisições no agronegócio

3 minutos de leitura
Workshop discutirá impactos e benefícios de fusões e aquisições no agronegócio
(Divulgação)

As fusões e aquisições no agronegócio, seus aspectos negociais, as megatendências mundiais e impactos na produção de alimentos, serão temas apresentados e discutidos no Workshop “Fusões e Aquisições no Agronegócio”, promovido pela PwC Brasil no próximo dia 05 de dezembro, em Cuiabá. O evento acontecerá no Hotel Delmond, de 08h30 às 11h30, com vagas limitadas.

O evento fará um overview da safra atual de grãos e principais atualizações do agronegócio brasileiro. Será mostrado um panorama de fatores que garantem destaque ao agronegócio e oportunidades para alavancar negócios no setor frente a um novo cenário mundial caracterizado por mudanças demográficas, urbanização acelerada, deslocamento do poder econômico global, avanços tecnológicos, mudanças climáticas e escassez de recursos.

Estes temas serão discutidos diante de um novo cenário político e econômico brasileiro, com expectativas mais favoráveis para trazer investidores ao Brasil, tendo em vista as inúmeras perspectivas de negócios que existem no agronegócio.

Para Daniela Coco, gerente sênior da PwC Brasil, especialista em Agribusiness, e uma das palestrantes, fatores que favorecem o destaque brasileiro no cenário mundial do agronegócio são a disponibilidade de terra agricultável, o clima favorável e os recursos hídricos disponíveis, além da pujança do elo produtivo, do produtor rural brasileiro. No entanto, para alavancar negócios é preciso investir em infraestrutura de logística e armazenamento, atrair investimentos internacionais, garantir disseminação e adoção de tecnologia e inovação no campo, oferecer rastreabilidade, qualidade e integridade aos mais diversos produtos agropecuários que são produzidos em nosso país.

“Adotar tecnologias no campo, como as digitais – AgTechs e Agricultura da Informação – já utilizadas atualmente, são alternativas para aumentos significativos em produtividade e consciência ambiental. Mas é preciso saber aproveitá-las, gerindo os dados gerados para transformá-los em informações e tomadas de decisões estratégicas”, explica Coco.

Os sócios da PwC Brasil e também palestrantes do Workshop, Alessando Ribeiro e Humberto Tognelli, abordarão o panorama das fusões e aquisições de empresas no Brasil, onde encerrou-se o mês de outubro com 68 transações anunciadas, totalizando 538 em 2018, um crescimento de 4% em relação ao mesmo período de 2017.

“No setor de Agribusiness, alguns exemplos são a aquisição da  Companhia Agrícola do Parecis (CIAPAR) pelo grupo brasileiro Amaggi; a corporação norte-americana de processamento alimentício e negociação de commodities Archer Daniels Midland, que adquiriu ativos de manufatura de óleo de soja da Algar Agro, incluindo instalações em Minas Gerais e Maranhão e a empresa tailandesa Charoen PokphandFoods, que realizou uma compra minoritária de 40% da brasileira Camanor Produtos Marinhos, especializada em criação e processamento de camarões”, explica Ribeiro.

Para Tognelli, discutir estes panoramas relacionados ao Agribusiness tem grande relevância frente a resultados significativos, provenientes de preparação técnica das empresas, na avaliação dos negócios. “O processo de negociação entre empresas é complexo, extenso, exige o envolvimento de equipe multidisciplinar e a coordenação de atividades simultâneas. Nesse cenário de fusões e aquisições, abordaremos o Due Diligence, processo que facilita e orienta o planejamento estratégico para empresas envolvidas em fusões e aquisições, avaliando os impactos contábeis e financeiros, a verificação da existência de riscos, contingências, bem como oportunidades e ganhos de sinergia no processo, antecipando-se a possíveis problemas, a fim de preparar melhor os gestores para a negociação”, explica Tognelli.

Para obter mais informações do evento e efetuar inscrição, clique aqui.

 

Com Assessoria

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes