Cidades

Volta às aulas: CMEIs amanhecem sem profissionais nesta segunda-feira em Cuiabá

2 minutos de leitura
Volta às aulas: CMEIs amanhecem sem profissionais nesta segunda-feira em Cuiabá
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Nesta segunda-feira (11) de volta às aulas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Cuiabá amanheceram sem equipes de Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI’s), profissionais responsáveis pelo auxílio às crianças durante estadia na escola e que teriam sido convocados à função no último sábado (9). A informação chegou por meio de pais de alunos à reportagem do LIVRE.

Foi o que aconteceu na CMEI Coronel José Meireles, localizada no bairro Areão. Nesta manhã, uma mãe publicou nas redes sociais a foto do filho pronto para ir à aula e escreveu: “Lindo de mãe foi para creche no primeiro dia de aula. Mas, adivinhem, não tem professora para a classe dele. Uma vergonha”.

Segundo ela, a diretora da creche informou que “as TDI’s foram convocadas no sábado, mas não apareceram hoje”.

Ainda na sexta-feira (8), uma leitora contou que, em reunião com equipe da creche do filho, soube da possibilidade da falta de profissionais para o início das aulas. “A aula começa nesta segunda-feira e a prefeitura não mandou metade das TDI’s, as pessoas que cuidam das crianças. Se não chegarem amanhã, não tem como ter aula no maternal, jardim e pré”, disse.

Outro lado

De acordo com informações preliminares da Prefeitura de Cuiabá, uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) está percorrendo as unidades in loco para verificar a situação. Segundo o secretário da pasta, Alex Vieira Passos, o problema é pontual e muitas escolas estão funcionando normalmente.

“A Secretaria Municipal de Educação está neste momento fazendo um levantamento para saber quantas unidades educacionais estão com esse problema. Ainda não temos números oficiais. O secretário informou que a SME vem convocando, desde o dia 30 de janeiro, professores e técnicos, mas, infelizmente, eles comparecem à convocação, recebem o documento de encaminhamento e desistem”, disse por meio da assessoria.

A SME diz ainda que, por meio da equipe de Recursos Humanos, vai convocar novos profissionais que passaram no processo seletivo para repor essas vagas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes