2018 será lembrado pela história como o grande ano da transformação. 2019 começa com o renascimento de uma nova era. Renasce com força e, até há pouco tempo inimaginável, com a esperança e a oportunidade de uma grande mudança.

A vitória de Bolsonaro, incontestável. A  escolha do time que o auxiliará a dar um novo rumo para o Brasil é sentida nas ruas com aprovação de 75% dos brasileiros acreditando que foram feitas as melhores escolhas para dar início ao tempo que tanto se sonhou.

Agora, cabe a cada um de nós esquecer as desavenças e entrar na luta que poderá nos levar à grande metamorfose de que tanto desejamos e precisamos. Tudo leva a crer, apesar do inconformismo pela terrível derrota da esquerda que continua tentando tirar Lula, o ladrão, da cadeia, o Brasil terá uma nova política econômica e social, com combate efetivo à corrupção, com a segurança tratada com as devidas ações que devolvam ao cidadão o sentimento de que há um governo, sim, preocupado para garantir o direito de ir e vir, como há muito não se via nesse país.

Todos sabemos que a quebra de paradigmas é lenta e exige muito esforço. Está claro que o muito a ser feito não se realizará da noite para o dia. Ela deverá ser paulatina e constante, com claros sinais de mudança no dia a dia.

Eu, particularmente, começo o ano acreditando muito que vai dar certo, apesar das pedras que serão colocadas no caminho.

O mesmo vale para o nosso Mato Grosso. Com time escalado e muita vontade de dar um novo perfil ao nosso Estado, Mauro Mendes, com experiência na gestão pública e com coragem aparente de enfrentar as dificuldades que serão enormes, já escalou seu time com gente competente para a difícil tarefa que terá pela frente. E o que se sonha é que daqui a 4 anos, quando olharmos para trás,  não tenhamos a sensação de termos sido enganados mais uma vez.

Mauro vai enfrentar uma luta hercúlea para chegar a um entendimento com os demais Poderes. A fome voraz e o desejo explícito de não só manter o que já está estabelecido, mas de aumentar as suas receitas, dão a exata medida do quanto não estão dispostos a cortar na própria carne para contribuir para o fim da terra arrasada em que se encontra Mato Grosso.

Pela primeira vez um governador não se reelegeu. Amargou um terrível terceiro lugar, o que mostrou claramente que a opinião pública rechaçou uma administração desastrosa, talvez a pior que tenha passado pelo Paiaguás. O atraso do pagamento dos salários do servidor público, o desrespeito aos fornecedores, o caos instalado na saúde, as promessas mais simples não cumpridas, além do abandono dos amigos e toda a sociedade, tornaram Pedro Taques um ser desprezado e sem qualquer chance de recuperar o grande prestígio que um dia teve. Uma pena!

Mauro deverá tornar claro, logo nos primeiros dias, que falava sério quando dizia que iria cortar na própria carne, lançar um programa de recuperação das contas do Estado, implantar grandes projetos de industrialização como a ZPE de Cáceres e um programa de incentivos fiscais que tragam a industrialização como forma de geração de emprego e renda. Será preciso dar segurança jurídica ao investidor, para que possamos atraí-los para o nosso desenvolvimento, sem esquecer do potencial turístico do Estado, capaz de nos transformar num dos maiores destinos do país.

Um nome importante que ainda não foi revelado é quem será o responsável pela comunicação do Governo. Caberá a ele estabelecer uma política de comunicação eficiente e não apenas o desperdício do dinheiro público, gastando irresponsavelmente para “comprar” a benevolência dos órgãos de imprensa, que se transformaram em simples propagandistas das mentiras que o governo quis transmitir à sociedade.

Não podemos deixar que a barca da salvação passe mais uma vez diante de nós e continue sem um timoneiro que nos levará a um porto seguro.

A hora é de depositar confiança, de unir nossos esforços, de acreditar, sim, que também aqui, nesta terra dos sonhos, é possível transformar a realidade. Boa sorte, Mauro Mendes! Desejamos a você e a todos os mato-grossenses que o ano de 2019 seja o primeiro dos melhores anos do resto de nossas vidas. Feliz 2019.

………………………………………………………………………………………………………

*Ricarte de Freitas é advogado, analista político e ex parlamentar estadual e federal

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes