Mato Grosso

Taques promete destinar recursos de novo fundo a hospitais filantrópicos

1 minuto de leitura
Taques promete destinar recursos de novo fundo a hospitais filantrópicos
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O governador Pedro Taques (PSDB) cedeu e concordou em destinar aos hospitais filantrópicos 20% da arrecadação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF), ou cerca de R$ 36 milhões anuais. A estimativa do governo é arrecadar cerca de R$ 180 milhões no primeiro ano, cobrando taxas sobre diversos setores que recebem incentivos fiscais. Os recursos devem ser destinados exclusivamente ao setor de saúde.

O acordo foi fechado em reunião na quinta-feira (14), entre o governador e diretores da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, Antônio Preza, do Hospital Geral, Flávia Galdino, do Hospital Santa Helena, Marcelo Sandrin, do Hospital do Câncer, Laudemi Nogueira, e o superintendente da Santa Casa de Rondonópolis, Eder Lúcio de Souza.

Horas antes, o projeto que cria o fundo havia sido aprovado em primeira votação da Assembleia Legislativa, com seis emendas.  Como a emenda que previa recursos aos hospitais filantrópicos foi rejeitada, deve ser apresentada uma nova emenda com esse objetivo. Em entrevistas, o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), havia prometido contemplar os filantrópicos no projeto.

Os deputados ainda não se entenderam sobre realizar uma audiência pública antes da próxima votação. A audiência que havia sido agendada para o dia 29 de maio foi cancelada devido à greve dos caminhoneiros. Entre os setores que devem ser taxados estão indústrias de farelo de soja, cerveja, refrigerante, frigoríficos, biodiesel, óleo vegetal, atacadistas e outros.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes