|Segunda-feira, 18 Fevereiro 2019

“Subi no salto e a mágica aconteceu”; conheça a primeira Miss Gay deficiente auditiva

Foi através de uma carta que Jennifer relatou toda emoção que viveu no dia em que foi eleita Miss Gay Mato Grosso 2019

COMPARTILHECOMPARTILHE

Lá se vão alguns dias de reinado, mas a noite de 16 de dezembro de 2018 não sai da memória de Jennifer Lizz, 21 anos. Eleita Miss Gay Mato Grosso 2019 é a primeira deficiente auditiva a ser coroada em toda história do concurso. Ao usar a linguagem de sinais para falar seu nome e a cidade que estava representando – Poconé (a 104 km de Cuiabá) -, a plateia se surpreendeu ao ver que em sua companhia estava um intérprete de libras.

A miss contou à reportagem do LIVRE como foi a experiência de ganhar a faixa e também sobre os desafios que enfrentou por ser surda. “Meu medo era de ganhar, pois temia que eu fosse motivo de chacota ou que rissem de mim”, disse a jovem.

“Mas na hora em que anunciaram que eu havia ganhado o concurso, foi um dos momentos mais lindos da minha vida. Mesmo não podendo ouvir, eu sentia a vibração das pessoas. Lia os lábios que gritavam meu nome, via a agitação a cada entrada minha, com acenos e beijos. Me arrepiei várias vezes”. E sim, naquele dia, dormiu com a faixa.

Superação

Diagnosticada desde o nascimento com surdez, a miss teve a fala comprometida, tornando-a incapaz de pronunciar qualquer palavra. Aos 13 anos, percebendo as limitações, Jennifer sentiu os primeiros sinais de exclusão por não ser compreendida pelos demais.

“Eu ia para escola praticamente na marra. Ninguém entendia meus sinais e a forma de me comunicar e tudo que eu queria era voltar para casa e chorar. Eu chorava todos os dias” relatou .

Com apoio da família e, principalmente, da mãe, Cilene, que se desdobra entre o trabalho de doméstica e a criação dos filhos, Jennifer concluiu o ensino médio e hoje pode se comunicar através da escrita, método que ajuda nos momentos em que se depara com alguém que não domina a língua de sinais.

Mesmo com direito a receber benefício do governo por ser deficiente auditiva, Jennifer optou por ter um emprego. Trabalhando como repositora de estoque do supermercado atacadista Açaí, a Miss Gay MT diz se sentir útil.

“Não sou inválida e não espero que nada caia do céu. Trabalhar todos os dias me faz muito bem e é assim que vou me inserir na sociedade” afirmou.

O grande dia

Aficionada por drag queens, Jennifer tem o hobby de se vestir como suas musas inspiradoras e fazer apresentações com dublagens em casas noturnas do gênero LGBT.

Os amigos – em especial, Nilvan – percebendo a paixão e desenvoltura da amiga, a levaram para assistir a um concurso de miss que a encorajou a enfrentar o medo da rejeição e disputar a tão sonhada faixa.

View this post on Instagram

😍😍

A post shared by Jennifer Lizz (@jenniferlizzmissmtgay2019) on

Ao procurar por Caio Bandeira, coordenador do concurso de Miss Gay MT, Jennifer percebeu as reais chances de ser coroada.

“Eu vi nela um grande potencial e também precisava de alguém para representar a cidade de Poconé. Mas sabia das dificuldades que ela iria enfrentar”, recordou Caio.

A determinação foi tamanha, que Jennifer, mesmo sem patrocinadores – afinal, muitos duvidavam que alguém surda-muda pudesse ganhar -, arcou sozinha com o vestido de gala, exigido no concurso.

“O vestido custou R$ 1.500, algo muito fora da realidade dela, mas mesmo assim, ela pagava as parcelas nas datas exatas. Deu um jeito no corpo! Fez horas extras no trabalho e pagou. Me lembro dela trazendo o valor da última parcela do vestido na véspera do concurso com a expressão de alívio”, contou Caio, relembrando o esforço de Jennifer.

O grande dia havia chegado. Com a ajuda dos amigos, Jean e Nilvan, para arrumar o cabelo e a maquiagem, ela se sentia mais confiante.

Os parentes, que fizeram vaquinha para comprar os ingressos, sentaram ansiosos na primeira fileira para aplaudir Jennifer. E a entrada foi triunfal.

“Por mais absurdo que seja para alguns, sei que minha missão é dar voz a outros gays e a toda comunidade LGBT. Sofremos preconceitos e o medo nos impede de realizar sonhos”.

Como prêmio, ganhou procedimentos estéticos faciais, ortodônticos e dermatológicos, além de R$ 2 mil em dinheiro.

Rumo ao Miss Gay Brasil

A próxima etapa será o Miss Gay Brasil, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de agosto, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Caio, como padrinho, vai acompanhar e arcar com as despesas do vestido, passagem e hospedagem.

“A postura de Jennifer era deslumbrante. Sem dúvida, uma das gays mais bonitas que pisaram na passarela. Tenho certeza que ela, agora, está mais segura e pronta para disputar e trazer para nosso estado a faixa de Miss Gay Brasil”, contou Caio com expectativa.

Jennifer escreveu uma carta para expressar a alegria que viveu no dia do concurso e do quanto está confiante para concorrer o Miss Gay Brasil 2019. Em um dos trechos ela narra o que viveu no momento da coroação. “Me arrumei, me maquiei, subi no salto e, com total força de vontade, subi no palco e foi, então, que a mágica aconteceu”.

Leia na íntegra:

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Please enter your name here
Please enter your comment!

LINKS PATROCINADOS

DESTAQUES

Bairro Cuiabá História Municípios Policia
MTI e Detran selam termo de compromisso para modernizar sistemas tecnológicos
Denunciada por estudantes, suspeita de fraude nas cotas da UFMT é investigada pelo MPF
Pacientes não conseguem retirar medicamentos na Farmácia de Alto Custo
Assembléia Legislativa Câmara Municipal Eleições 2018 Governo Judiciário Partidos Prefeitura
Ulysses indica juiz à vaga de conselheiro e defende critérios para escolha
MPE vai investigar a distribuição de medicamentos em Cuiabá
Audiências com delatores da Rêmora são adiadas na Sétima Vara Criminal
Agricultura Agropecuária Economia Agrícola Indicadores Agrícolas Pecuária Tecnologia Agrícola
Madeireiros passam a conviver com período de “piracema” florestal
Produção orgânica e a um preço mais em conta: conheça a Horta Terra Estrela
Mourão, sobre infraestrutura: “Fácil não é; se fosse fácil não seria para nós”
Artes Cênicas Artes Plásticas Artesanato Cinema Comportamento Cultura Popular Gastronomia LIteratura Música
Cine Teatro Cuiabá recebe espetáculo sobre conscientização ambiental e patrimônio público
Cuiabá ganha SPA conceito com a assinatura de Guilherme Bravo
Artista plástico de Poxoréu muda o cenário da cidade
Corrupção Economia Eleições Estados Política
Bolsonaro irá ao Congresso entregar texto da reforma da Previdência
“Melhor programa de governo a ser seguido por um filho é não atrapalhar o pai”
Fiscalização apreende 104 celulares e drogas em presídio de Campos
Concurso Dicas Estágio Vagas de Emprego no Mato Grosso
Prefeitura convoca novos profissionais para creches
MT dobrou número de novos empreendedores em apenas 5 meses
Convocados para vagas de Profissionais Técnicos da Unemat tem até terça para assinar contrato
X