O avanço da tecnologia e a adesão aos smartphones em todo o mundo, vem facilitando o monitorando de pessoas com problemas de memória. Mas as evoluções aparentemente perigosas também podem servir para o bem.

É o caso dos solados de calçados inteligentes com tecnologia de GPS, que permitem monitorar à distância, a localização de crianças e pessoas com problemas de memória.

A tecnologia idealizada para auxiliar responsáveis por idosos com doenças como Alzheimer, a Smart Sole, começou a ser concebida em 2002 pela empresa americana GTX Corp, que se descreve como a “primeira companhia de dispositivos usáveis com GPS do mundo”.

Conforme informações da empresa, mais 100 milhões de pessoas no mundo todo precisam de acompanhamento constante em função de diversos problemas que afetam a memória.

Como funciona?

O solado possui um chip conectado a uma rede de celular. Requer um plano de telefonia e pode ser acompanhado via app. O sistema envia automaticamente e-mails e SMS para os responsáveis, caso o usuário do calçado saia da área de monitoramento.

A localização de quem usa os sapatos são protegidos por um login e senha; dessa forma, a pessoa pode ser monitorada em tempo real. O solado possui um formato padrão que se encaixa nos sapatos e tênis casuais mais comuns, vendido em vários tamanhos, adultos e infantis.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes