Negócios

Soja: volume exportado cresce, mas receita cai 1% durante janeiro

1 minuto de leitura
Soja: volume exportado cresce, mas receita cai 1% durante janeiro
Foto: Ivan Bueno APPA

As exportações da soja mato-grossense correspondem a 15,6% dos 2,15 milhões de toneladas enviadas para os portos do Brasil durante o primeiro mês deste ano. Quantidade que, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), demonstra um aumento de 4,38% em relação ao mesmo período do ano passado.

Do total, o Estado destinou 337,9 mil toneladas de soja para o exterior, durante janeiro. Volume que resultou no acréscimo de 6,46% na quantidade exportada, se comparada ao mês de dezembro.

Apesar do aumento, o bom resultado nas exportações não se traduziu em receitas maiores, já que o valor arrecadado teve redução de 1,08% no mesmo período, “resultando num total de receitas de aproximadamente US$ 125 milhões”, informa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

A China foi o principal destino da soja exportada pelo Estado em janeiro, com 91,6% do total. O país asiático aumentou em 37% o volume comprado, passando de 226,05 mil toneladas em dezembro para 309,72 mil toneladas em janeiro. Dessa forma o Imea indica que a janela de exportações ganha ritmo à medida que a colheita no Estado avança.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes