Principal

Semob registra mais de 7900 atendimentos graças ao videomonitoramento

4 minutos de leitura
Semob registra mais de 7900 atendimentos graças ao videomonitoramento

Diversos problemas puderam ser detectados e resolvidos com mais agilidade, graças à presença de câmeras em diferentes pontos das capitais. A avaliação é da Secretaria de Mobilidade Urbana que em seu balanço registra 7.926 atendimentos em 2017.

Semáforos inoperantes, buracos nas vias públicas, árvores caídas, fios rompidos que comprometeram a passagem de veículos, apoios operacionais na execução de obras oriundas da Energisa e Águas Cuiabá, além de acidentes de trânsito foram registrados com a ferramentas de videomonitoramento. Ela permitiu ainda, que fossem detectados outros problemas decorrentes do grande fluxo de veículos, como a presença de gargalos e entroncamentos, dentre outros.  

De acordo com a Semob, a Capital também testemunhou uma redução significativa no índice de infrações nas vias, correspondente a 17%. “Essa tecnologia nos ajuda a antecipar nosso trabalho, atuando de forma preventiva, a fim de certificar aos condutores e pedestres um trânsito seguro, tranquilo e organizado”, afirma o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

Com a principal câmera instalada no prédio mais alto da área central – capaz de englobar toda a região, o videomonitoramento da Prefeitura de Cuiabá é diariamente supervisionado através de nove monitores por três equipes de agentes, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Com os 32 aparelhos, a ferramenta tecnológica atinge um vasto alcance de maneira prática e imediata. A mesma dimensão de abrangência só seria possível com a presença de 64 agentes de trânsito dispersos em locais estratégicos.

De acordo com o diretor de Trânsito da Semob, Michel Diniz, através da Central mais de 15 mil notificações orientativas foram enviadas aos condutores que cometeram infrações nas ruas da Capital em 2017. Os alertas foram de cunho educativo, sem qualquer cobrança de multa vinculada.

“Por meio do videomonitoramento, notificamos aqueles condutores que infringiram alguma norma de trânsito, alertando-os a respeito de suas responsabilidades quando percorrem pelas ruas de carro ou moto. Essas advertências educativas não geraram ônus nenhum, sendo apenas um aviso para que o ato não se repita. Medidas orientativas como essa englobam também o estacionamento irregular. Através das câmeras, conseguimos sinalizar o veículo que se encontra em local proibido. Pela numeração da placa identificamos o condutor e fazemos contato direto por telefone, emitindo uma notificação oral, solicitando a retirada do mesmo. Estamos investindo na orientação, para que a punição seja o último recurso. Nessas ocasiões, multas são apenas emitidas quando o infrator se recusa a cumprir a lei. No entanto, nossos esforços são direcionados para uma atuação mais sensível, que desperte no contribuinte o desejo de estar em conformidade com a lei”, revelou.

O papel da Central vai além do âmbito da mobilidade urbana, operando também como mais um auxílio na solução de crimes. As imagens registradas pelas câmeras são frequentemente utilizadas pelas polícias Militar e Civil na apuração de delitos. Assaltos e outras ocorrências do gênero são flagradas pelo videomonitoramento das principais áreas.

“As câmeras só trazem benefícios quando se trata de qualquer interferência na via. Além de ser mais um atributo positivo para o trabalho dos policiais que atuam nas ruas de Cuiabá, os próprios cidadãos podem solicitar imagens registradas pelos nossos aparelhos. É comum recebermos pedidos de condutores vítimas de acidentes, que efetuam sua solicitação a fim de se resguardar. A Semob oferece todo o suporte neste sentido para que o munícipe tenha acesso às filmagens. Nessas circunstâncias, é necessário protocolar o pedido junto a nossa pasta, pontuando a data, horário e local do ocorrido. A partir disso, nossas equipes conseguem identificar o registro, facilitando a vida do nosso contribuinte”, conclui.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes