Cidades

SBCP repudia médicos não especialistas que fazem cirurgias plásticas

4 minutos de leitura
SBCP repudia médicos não especialistas que fazem cirurgias plásticas
Foto: Divulgação

Depois da notícia da morte da bancária cuiabana Lilian Calixto, de 46 anos, após um procedimento estético malsucedido realizado no Rio de Janeiro no último sábado (14), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) repudiou a atuação de médicos não especializados na área da plástica. A entidade fez um alerta sobre o caso.

Conforme nota divulgada a imprensa, a SBCP tem notado uma crescente ocorrência de médicos que não são especialistas em cirurgia plástica atuando na área de procedimentos estéticos. A instituição deixou claro que não pactua com a ação, que tem gerado cada vez mais casos de insucesso, que chegam a ser fatais, como o de Lilian.

Leia mais:

Médico que operou bancária responde a processo e tinha várias passagens pela polícia
Corpo de bancária é trazido do Rio e velório será nesta terça-feira
Médico que operou cuiabana, “Doutor Bumbum”, não tinha autorização do CRM

A Sociedade destacou a importância de se conhecer a formação do profissional, que precisa de, no mínimo, 11 anos de estudos para as intervenções. A instituição lembrou que informações de médicos credenciados estão disponíveis no site da entidade para consulta.

[featured_paragraph]“A formação do cirurgião plástico é diferenciada, uma vez uma vez que ele deve obrigatoriamente, após os 6 anos da graduação em medicina, passar pela formação de cirurgião geral (2 anos) antes de cumprir mais 3 anos em cirurgia plástica, somando no mínimo 11 anos de formação”, diz parte da nota. [/featured_paragraph]

Por fim, a SBCP ainda lembrou que não tem recomendado a aplicação do polimetil-metacrilato (PMMA) nas cirurgias – substância usada no procedimento de Lilian.

O caso
A bancária Lilian Calixto viajou de Cuiabá para o Rio na sexta-feira (13), para realizar o procedimento estético no sábado (14). No entanto, ela passou mal e foi encaminhada para uma unidade médica. Lá, teve piora no quadro clínico e morreu na madrugada de domingo (15), após quatro paradas cardíacas. A suspeita é de que ela tenha sofrido embolia pulmonar em razão do implante.

Atualmente, o médico responsável pelo procedimento, Denis Furtado, de 45 anos, e sua mãe, Maria de Fátima Furtado, que também é médica, são considerados foragidos da polícia. Eles tiveram o pedido de prisão preventiva decretado pela Justiça do Rio de Janeiro.

Confira abaixo a nota da SBCP na íntegra:

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) lamenta por mais um óbito de paciente que realizou um procedimento estético com um não especialista. A bancária Lilian Calixto, 46 anos, morreu no último domingo, 15, após complicações de um tratamento realizado por um médico não especialista e em local inadequado. Além de não ter formação em cirurgia plástica, o médico realizou o procedimento em sua residência, o que é proibido.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica repudia e reprova procedimentos médicos na área, realizados por não especialistas, e sobretudo nestes moldes. A crescente invasão da especialidade por não especialistas tem promovido cada vez mais casos de insucesso e fatais como este.

A SBCP disponibiliza em seu site, Facebook, e-mail ou telefone, uma consulta para saber se o médico é ou não credenciado pela Sociedade para realizar uma cirurgia plástica.

A formação do cirurgião plástico é diferenciada, uma vez uma vez que ele deve obrigatoriamente, após os 6 anos da graduação em medicina, passar pela formação de cirurgião geral (2 anos) antes de cumprir mais 3 anos em cirurgia plástica, somando no mínimo 11 anos de formação.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica tem alertado reiteradamente a população sobre os riscos dos procedimentos que envolvem PMMA. A SBCP aguarda por decisões judiciais que possam definitivamente impedir que profissionais médicos e não médicos sem especialização em cirurgia plástica realizem procedimentos sem qualificação.

Diretora Executiva

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes