Variedades

MACP debate arte urbana e oferta oficina de surrealismo e pop art com artista alemã-brasileira

2 minutos de leitura
MACP debate arte urbana e oferta oficina de surrealismo e pop art com artista alemã-brasileira

O Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP/UFMT) recebe, neste sábado (14), a artista alemã-brasileira Zaine Brockmeyer Barbosa para um bate-papo sobre seu projeto Pinturas Poéticas de Cidades: Arte Urbana em Cuiabá/MT. Na segunda e terça-feira (17), ela também ensina surrealismo e pop art no local.

O debate Ateliê Aberto acontece das 14h às 18h, é gratuito, aberto ao público e não precisa de inscrição. Na ocasião, Zaine Brockmeyer, que é natural de Ponte Branca (MT), compartilha o processo criativo do projeto que teve como ponto de partida Cuiabá e se estenderá às cidades de Berlim, Munster e Darmstadt, na Alemanha, Dublin, na Irlanda, e Stavanger, na Noruega.

Na segunda (16) e terça-feira (17), de 9h às 17h, a oficina de artes plásticas Técnicas surrealistas e pop art, com o objetivo de apresentar e desenvolver, naqueles que possuem conhecimento prévio, as técnicas surrealistas e de pop art, estimulando cada participante a utilizar o conhecimento adquirido na construção e produção de sua arte.

“A pop art se consolida como uma irônica crítica sobre a profusão de objetos de consumo que operavam como signos estéticos massificados, bombardeando a sociedade da época. Contudo, ao mesmo tempo em que criticava estes valores, necessitava de tal conjuntura para produzir e se manter enquanto movimento artístico”.

Foto: Luzo Reis

As vagas para a oficina são limitadas e as inscrições são gratuitas, realizadas pelo formulário eletrônico. Para participar, é necessário providenciar os materiais: jornais e revistas, três folhas de cartolina grandes, tinta acrílica, tesoura e pincéis de ponta chata e pincéis de ponta fina em tamanhos diversos (sugestão: 12 e 20). Todos participantes da oficina terão direito a certificado.

O Museu de Arte e Cultura Popular está localizado no Centro cultural da UFMT (Av. Edgar Vieira, 513-549, Boa Esperança). Mais informações pelos telefones 3615-8367 e 3615-8335.

Zaine Brockmeyer Barbosa

Artista alemã-brasileira, nascida em Ponte Branca (Mato Grosso) e residente em Berlim (Alemanha). Estudante da Academia de Belas Artes de Berlim, desde outubro de 2015. Participou de exposições acadêmicas e coletivas, dentre as quais Campo em Vista, na Academia de Belas Artes de Berlim.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes