O governo federal prometeu investir R$ 4 bilhões na construção do primeiro trecho da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), entre Água Boa (MT) e Campinorte (GO), dinheiro que deve ser liberado até 2019.
O senadores por Mato Grosso Wellington Fagundes (PR), também pré-candidato ao governo, e José Medeiros (Pode), que deve buscar a reeleição, e o pré-candidato ao Senado Carlos Fávaro, reuniram-se com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para assegurar que outros estados não recebam o dinheiro.
Os estados do Pará e Espírito Santo estariam pressionando o Governo Federal para que os investimentos fossem destinados a eles. O ministro-chefe da Casa Civil, no entanto, disse que o presidente Michel Temer (MDB) garantiu que nenhuma pressão vai prejudicar Mato Grosso.
Esta será a primeira ferrovia construída após a nova política adotada pelo governo federal para regulação do setor ferroviário. “Obtivemos a garantia de que os recursos para construção de 383 quilômetros da Fico estão assegurados”, ressaltou José Medeiros.
Os parlamentares e também pré-candidatos enfatizam que a construção da Fico é importante para Mato Grosso e todo Brasil. Pelas redes sociais, Carlos Fávaro disse que a obra é sinônimo de desenvolvimento para Mato Grosso.
O governador Pedro Taques também comentou sobre a construção deste segmento. “O Governo Federal passará finalmente a priorizar o desenvolvimento de Mato Grosso, Estado de dimensões continentais que ajuda a fortalecer a balança comercial brasileira com a pujante produção do agronegócio”, declarou o governador de Mato Grosso.
Taques ainda disse que “esse investimento vai impulsionar e fortalecer o nosso agronegócio, que tanto contribui para nossa economia”.
Padilha enfatizou que o governo federal recorreu à iniciativa privada para construir ferrovias consideradas estratégicas. Em troca, as empresas, como a Vale, terão outros contratos, como concessão de linhas férreas, renovados por 30 anos. “A Fico é prioridade para o nosso governo”, concluiu o ministro da Casa Civil.
Com 901 km de extensão, esse trecho da Ferrovia Transcontinental escoará a produção de grãos (soja e milho) do centro norte do estado de Mato Grosso, maior região produtora de soja do Brasil (correspondente a 10% da produção mundial desse grão), em direção aos principais portos do país.
O Projeto Básico desse trecho, contratado pela VALEC, foi finalizado em duas etapas. A primeira, em dezembro de 2010, contemplando o segmento de Campinorte/GO a Água Boa/MT, e a segunda, em fevereiro de 2012, para o segmento de Água Boa/MT a Lucas do Rio Verde/MT.
O investimento previsto no PAC para toda a extensão da FICO (Campinorte/GO a Vilhena/RO) é de R$ 6,11 bilhões.
(Com assessoria)