A cotonicultura mato-grossense se destacou durante o ano de 2018 ao exibir mais um recorde de produção de algodão em caroço na safra 2017/18, previsto em 3,34 milhões de toneladas. O crescimento é fruto da significativa ampliação da área cultivada, além das boas condições climáticas que favoreceram os rendimentos de campo durante o período.

Apesar da grande quantidade ofertada no ano, as cotações da pluma no estado fecharam o ano com o custo médio de R$ 99,06, por arroba, o que representa uma alta de 22,6% quando comparada ao que foi visto em 2017.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) explica que o aumento se deu, principalmente, devido ao aquecimento da demanda no mercado externo e valorização nas cotações do dólar.

“Com a pluma mato-grossense mais valorizada no mercado externo, as exportações durante o ano foram beneficiadas e já acumulam 417,84 mil toneladas, de janeiro a novembro deste ano, o que representa um incremento de 4,17% quando comparadas à média dos escoamentos nos últimos cinco anos em igual período, aponta o boletim.

O periódico ainda pontua que a lenta recuperação econômica das indústrias têxteis brasileiras limitou o consumo de pluma no mercado interno ante o que era esperado para 2018, porém ainda se manteve mais aquecido do que em relação ao ano anterior.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes