Um dos primeiros argumentos que brasileiros usam para defender os EUA pode ser derrubado em algumas linhas. Falo sobre o mito da escola pública.

Sim, mito.

Dizer que os EUA oferecem escola pública, gratuita e de qualidade para seus habitantes é uma grande farsa. Falo com segurança e experiência de causa.

Meu filho estudou quase dois anos em escola pública no pré e parte do primeiro ano. É verdade aquilo que alardeamos. A escola era linda. Os professores, qualificados. Não comprava uma agulha. Tudo era de graça. Lápis, cadernos, livros. Parecia cena de filme de Hollywood. Ou comercial de Doriana, para ficar mais na realidade brasileira.

Só que o acesso a essa escola que parecia até fictícia de tão perfeita tinha um preço. Altíssimo, por sinal. Não pagava mensalidade, mas, sim, um imposto mensal para poder viver naquele bairro.

Vou traduzir.

As melhores escolas públicas — e gratuitas — estão localizadas nos bairros nobres que, por sua vez, são caríssimos e têm IPTU altíssimo.

Para dar uma ideia do que estou dizendo, vou falar de onde morava: em Reading, uma cidade de cerca de 200 mil habitantes na Pensilvânia.

Morava em Wyomissing, subúrbio de Reading, onde a escola pública é considerada uma das melhores do estado. Hoje, uma boa casa não custa menos do que 250 mil dólares e o IPTU é de cerca de 5 mil dólares por ano. Mesmo que você financie a casa em 30 anos, como é costume lá, a prestação não será uma pechincha. Assim como não é ter que pagar quase mil dólares de IPTU por mês — é possível pagar o imposto em 12 parcelas.

Citei o exemplo de um lugar que conheço, mas é desconhecido da maior parte dos brasileiros. Se falar de Miami, Nova York ou qualquer lugar da Califórnia, por exemplo, os valores de imóveis multiplicam, ainda que o ensino seja gratuito.

Até Orlando, considerada acessível para muitos brasileiros, não foge à regra e só tem escolas públicas de qualidade nos bairros cujas casas têm preço elevado.

Então, caro leitor, não se iluda: os EUA não são muito diferentes são do Brasil. Só tem acesso a ensino de qualidade aqueles que têm dinheiro. Quem não deu certo na vida, ganha mal ou é pobre, tem que se contentar com educação de péssima qualidade em escolas que nunca apareceriam nos filmes de Hollywood ou nas capas de revistas brasileiras.

Para quem conhece a sociedade norte-americana de verdade, o ensino público, gratuito e de qualidade para todos é apenas um mito. Infelizmente.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
1
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
1
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes