Mato Grosso

Nove frigoríficos voltam a abater gado e cirurgias continuam suspensas em MT

2 minutos de leitura
Nove frigoríficos voltam a abater gado e cirurgias continuam suspensas em MT
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Depois da desmobilização na greve dos caminhoneiros, nove frigoríficos de Mato Grosso retomaram as atividades e voltaram a abater gado até o sábado (2), segundo informou o Gabinete de Comunicação (Gcom) do governo. O monitoramento da situação é feito pelo comitê de crise que reúne diversos órgãos e Poderes.

A vacinação contra febre aftosa vai até o dia 17 de junho e comunicação até 20 de junho. Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) autorizou aos produtores renovar a Guia de Transporte Animal (GTA) que não foi usada. O rebanho bovino do estado tem mais de 30 milhões de cabeças de gado.

Cirurgias eletivas estão suspensas por tempo indeterminado. O governo informou que aguarda a chegada de insumos básicos aos Hospitais Regionais. Além disso, a vacinação contra gripe foi prorrogada até 15 de junho.

As aulas nas escolas estaduais devem estar normalizadas na segunda-feira (4). O Gcom informou que o dinheiro para compra de merenda escola já foi repassado e deve cair nas contas das escolas. As escolas que não tiverem gás de cozinha devem adequar a merenda.

A alimentação dos presídios não teve registro de incidentes e, para evitar problemas, o governo flexibilizou o cardápio e liberou alimentação levada por familiares nos dias de visita.

Desabastecimento

A greve dos caminhoneiros teve início em 21 de maio e provocou desabastecimento de combustíveis e alguns produtos em Mato Grosso. O governo estadual e 15 municípios decretaram situação de emergência.

A desmobilização começou depois das propostas do presidente Michel Temer (MDB) para reduzir o preço do diesel em R$ 0,46 por litro. O movimento ficou ainda mais reduzido com o confronto com o Exército, quando caminhoneiros bloquearam a rodovia BR-163, em Cuiabá, pedindo intervenção militar.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes