Cidades

Na Câmara, secretário diz que Semob não tem culpa de falta de sinalização em vias

3 minutos de leitura
Na Câmara, secretário diz que Semob não tem culpa de falta de sinalização em vias
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O secretário de mobilidade urbana de Cuiabá (Semob), Antenor Figueiredo, esteve na Câmara Municipal, na sessão desta quinta-feira (25), atendendo à pedidos dos vereadores. Os parlamentares questionaram o representante da prefeitura quanto a falta de sinalização de algumas vias, multas, pontos de ônibus e até uma denúncia sobre loteamento de pontos de táxis.

O requerimento para a presença do secretário da Semob foi feito pelo vereador Elizeu Nascimento (PSDC), que questionou sobre um acidente de trânsito que vitimou mãe e filho no bairro Altos da Serra, em Cuiabá, no início do mês.

Antes de começar a questionar o secretário, o vereador apresentou um vídeo do acidente, no qual uma cidadã comenta sobre a falta de sinalização na via. As imagens foram gravadas momentos após o acidente e a vítima ainda aparecia no solo.

Em sua fala, o parlamentar foi enfático em atribuir a culpa do acidente à falta de sinalização da via, responsabilizando, portanto, a Prefeitura de Cuiabá. “Infelizmente, é uma tragédia anunciada. Quantas vezes já viemos nessa Casa implorar e questionar a pessoa do secretário de mobilidade urbana, que muitas vezes nos trata com deboche?”, questionou.

O secretário Antenor respondeu logo em seguida, afastando a culpa do Executivo. “Eu acho que o senhor está responsabilizando a pessoa errada”, rebateu. “A irresponsabilidade foi do motorista, não da Semob”, completou.

Foto: Reprodução/WhatsApp – Acidente de trânsito mata mãe e filho de cinco meses em Cuiabá

O representante da prefeitura, então, usou boletim da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) para observar que o piloto da motocicleta, marido e pai das vítimas, não apenas dirigia com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida, como também transportava mais que duas pessoas na motocicleta, como determina a legislação de trânsito.

“Não vamos aceitar esse título de rótulo. A culpa não foi nem de A nem de B. Foi do próprio piloto, que acabou ocasionando a morte da mãe e do filho”, disse.

Antenor também rebateu acusações do vereador, pontuando que o asfalto no bairro não havia sido concluído e, portanto, não foi entregue à Prefeitura. Conforme o secretário, pelo contrato da obra, a empresa é a responsável pela sinalização e, diante do acontecido, a Prefeitura já cobrou que a mesma acelere os trabalhos.

[featured_paragraph]“É um asfalto novo. A empresa que está asfaltando, a obrigatoriedade dela é de entregar [a via] sinalizada e nós estamos cobrando. A prefeitura não pode entrar em uma obra antes dela ser entregue”, frisou.[/featured_paragraph]

Demandas da Semob

Além da falta de sinalização viária, o secretário também foi questionado pelos vereadores quanto ao projeto de regulamentação dos motoristas por aplicativos, número de multas aplicadas em 2017 e 2018, pouca durabilidade das sinalizações horizontais e denúncia de loteamento de espaço para táxis em frente ao recém-inaugurado Shopping Estação Cuiabá.

Conforme Antenor, o projeto de regulamentação deverá chegar à Câmara em breve, uma vez que, na semana passada, houve uma nova elaboração de projeto de lei.

O secretário também confirmou que análise técnica comprovou que há um problema na fixação da tintura utilizada para as sinalizações de faixas. Segundo ele, o problema estaria na mistura asfáltica utilizada recentemente em Cuiabá. Ele garantiu que a Semob já trabalha para resolver o problema.

Quanto a denúncia, o secretário afastou suspeitas. Disse que a legislação que determina pontos de táxis próximos aos shoppings é de 2015, e que o critério usado foi o de proporção para empresas de táxi e profissionais autônomos. Ao final, ele ficou de fornecer dados sobre multas para os vereadores que requisitaram.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes