Variedades

Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT exibe acervo que exalta patrimônio imaterial

1 minuto de leitura
Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT exibe acervo que exalta patrimônio imaterial
Foto: Ednilson Aguiar / O Livre

Montada para receber o público do encontro de Jovens Pesquisadores do Centro-Oeste do Brasil e Norte do Brasil (Jopec), a Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial de Mato Grosso (Expoimat) fica em cartaz no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT até o dia 30 de setembro.

Aberta ao público em geral, fica disponível para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. De acordo com a administração do MACP, visitas guiadas podem ser agendadas pelos telefones (65) 3615-8367 ou 3615-8355.

Segundo a museóloga Silvia Aragão, a exposição é fruto das pesquisas realizados pelos alunos de projeto de extensão coordenado pela professora Thereza Martha Presotti, do Departamento de História (DH) da UFMT.

Entre as peças e fotografias da exposição, estão representadas manifestações culturais da cultura mato-grossense, com seus ritos e celebrações, formas de expressão, lugares, saberes e modos de fazer, com ênfase nas tradições do povo pantaneiro, quilombola e nações indígenas localizadas em território mato-grossense.

Peças de vestimentas do siriri e instrumentos musicais do cururu, bem como rede artesanal – representando a comunidade de Limpo Grande, e acessórios indígenas – como cerâmicas da etnia karajá – integram a exposição que traz também, fotografias de profissionais mato-grossenses, como Mario Friedlander e Laércio Miranda.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes