Variedades

Mostra nacional de Direitos Humanos chega a Cuiabá a partir desta quinta

4 minutos de leitura
Mostra nacional de Direitos Humanos chega a Cuiabá a partir desta quinta

Criada para discutir Direitos Humanos dentro de instituições de ensino de todo país, o Circuito Universitário da Mostra Cinema em Movimento chega a Cuiabá, a partir desta quinta-feira (14). As exibições de quatro longas-metragens são gratuitas e abertas ao público, seguidas de debates com pesquisadores, representantes de movimentos sociais e culturais.

As sessões acontecem no Auditório 2 da Universidade de Cuiabá (UNIC), Campus Beira Rio, nesta quinta e sexta-feira (14 e 15). Na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá, será nos dias 18, 19 e 20, no Auditório do Instituto de Educação (IE). Os debates serão facilitados por acadêmicos das próprias instituições.

“O debate é algo primordial para o projeto. O nosso intuito é que os filmes sejam fios condutores para, justamente, discutir a respeito da temática que eles abordam”, explica Tatiana Maciel, coordenadora da Mostra. Os filmes escolhidos nesta edição, foram os documentários nacionais Betinho: A Esperança Equilibrista (2015) e Nunca Me Sonharam (2017), e o francês Humano: Uma Viagem pela Vida (2015).

Nunca Sonharam retrata sonhos de quem vive a realidade do ensino nas escolas públicas do Brasil

A Mostra é realizada pela produtora atuante há mais 30 anos no mercado brasileiro e internacional MPC Filmes, responsável pelo projeto Cinema Pela Verdade, voltado a discutir o período da Ditadura Militar no Brasil. Com patrocínio do Instituto Caixa Seguradora, o Cinema em Movimento conta com um agente mobilizador em cada Estado – um universitário selecionados para ser responsável pela organização do evento em sua cidade.

“Nós nos capacitamos para selecionar os debatedores e ajudar a mediar os debates. Os mobilizadores não precisam ser necessariamente estudantes de audiovisual, tinha gente de saúde coletiva, direito enfermagem ciências sociais, porque o objetivo não é discutir o cinema, mas os direitos humanos no contexto dos filmes”, explica o mobilizador local, Silvano dos Santos Silva Junior, 21 anos.

Mobilizadores da Mostra Cinema em Movimento durante encontro de capacitação no Rio de Janeiro

O estudante de Publicidade e Propaganda da UFMT conta que o projeto existe há 5 anos no Brasil e tem início com a capacitação dos representantes de cada Estado, realizada durante encontro no Rio de Janeiro. Além dos mobilizadores, a mostra também reúne voluntários na organização do evento que também oferece certificados, inclusive, para os ouvintes.

“Essa mostra tem como objetivo principal fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas. Mais do que uma simples exibição de filmes, a mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens”, diz a diretora geral, Luciana Boal.

Confira as sinopses dos filmes selecionados nortear as discussões:

Sociólogo e ativista Herbert de Souza

BETINHO – A ESPERANÇA EQUILIBRISTA
Dir. Victor Lopes/ Brasil/ Documentário/ 2015

O filme aborda a vida do sociólogo e ativista Herbert de Souza, que nos anos 80 foi contaminado pelo HIV. Betinho narra a sua saga, entre depoimentos de amigos e parentes que nos revelam um personagem essencial na História do Brasil.

HUMANO – UMA VIAGEM PELA VIDA
Dir. Yann Arthus-Bertrand/ França /Documentário /2015

O documentário reúne depoimentos de pessoas de todo o planeta sobre situações de suas vidas. São mais de 110 entrevistas feitas com pessoas em 65 países, entre anônimos e personalidades, como Bill Gates e o ex-presidente uruguaio José Mujica. Entre os temas abordados, estão o amor, a agricultura, a homossexualidade ou a migração.

NUNCA ME SONHARAM
Cacau Rohden/Brasil /Documentário/ 2017

Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do ensino nas escolas públicas do Brasil. Estudantes, gestores, professores e especialistas discutem uma reflexão fundamental e urgente sobre o valor da educação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes