|Segunda-feira, 18 Março 2019
(Recorte da cidade feito pelo fotógrafo Ednilson Aguiar/ O Livre)

Mostra cultural interativa celebra os 300 anos de Cuiabá

A abertura será nesta sexta-feira (15.03), às 19h, no segundo piso e contará com apresentação de siriri e cururu do Grupo Flor do Campo

COMPARTILHECOMPARTILHE

A cultura popular cuiabana e os 300 anos da capital mato-grossense serão destaque na mostra de artes integradas “Casarão 300 anos” do Pantanal Shopping. O centro de compras em celebração ao aniversário de Cuiabá preparou um espaço cultural interativo e gratuito que contará a história cuiabana por meio de música, artes visuais, fotografia, literatura, audiovisual e cultura popular. A abertura acontecerá nesta sexta-feira (15), às 19h, no segundo piso e contará com apresentação de siriri e cururu do Grupo Flor do Campo.

Durante 30 dias o Casarão 300 Anos contará um pouco da história da capital mato-grossense por meio de exposições permanentes (artesanato, cerâmica e artes plásticas), e apresentações de músicas, literatura e filmes regionais.

Segundo a curadora da mostra, Alessandra Barbosa da Silva, o objetivo é de preservar, divulgar e homenagear a diversidade cultural cuiabana, em suas várias formas de expressão, em especial, as comemorações dos 300 anos da capital, alicerçada pela sua cultura popular.

“O Casarão 300 Anos será uma vitrine no shopping, que dará oportunidade para que artistas, criadores, promotores, agentes, produtores de cultura, interajam com o movimento urbano do centro de compras, estreitando os laços entre os moradores cuiabanos natos ou de coração”, pontua.

A gerente de marketing do Pantanal Shopping, Ticiana Pessoa, complementa ainda que o evento será uma oportunidade dos clientes do mall terem acesso a diversidade cultural cuiabana. “Além de homenagear nossa linda Cuiabá, queremos ao mesmo tempo, levar a cultura cuiabana para as diversas pessoas que passam diariamente no empreendimento. Esperamos que todos aproveitem esses 30 dias de programação para conhecerem mais sobre a rica cultura da nossa cidade”, afirma.

EXPOSIÇÃO DE ARTE – No casarão estarão expostas obras de artistas cuiabanos em diversos segmentos. Nas artes visuais, haverá obras, em sua fase sacra, do artista Clóvis Irigaray, obras do arquiteto e desenhista urbano ou “urban sketchers”, Carlos Pina, fotos do fotógrafo, Rai Reis e as peças da artista Rosylene Pinto.

ARTESANATO – No artesanato serão expostos relicários do “Bendito Santo” da artista, Adriana Millano e as peças em cerâmica da Associação Ceramistas do Mato e do São Gonçalo Beira Rio.

MÚSICA – Está previsto ainda que em todas as sextas-feiras haverá atrações musicais. No dia 15 de março, abertura da mostra contará com a apresentação de Siriri e Cururu comandada pelo Grupo Flor do Campo. No dia 22 de março será a vez do Grupo regional Os Originais. No dia 29 de março a apresentação será do cantor Roberto Lucialdo. Em abril, no dia 05, a cantora Vera Capilé e o violonista André Balbino se apresentam. No dia 12 de abril acontecerá o sarau literário com as poetisas Bia Correia, Janete Manacá, Maria Clara Bertulio e o escritor e performer Neneto de Arruda e Sá e convidados.

Ainda no dia 08 de abril – Aniversário de Cuiabá – haverá apresentação do cantor Guapo com o melhor do rasqueado e música de fronteira, que fará referências à capital cuiabana antes da divisão do Estado. O artista ainda lançará seu livro de contos e poesia chamado “Um pé de verso… E outro de cantiga”.

LITERATURA – A programação também prevê todos os sábados – 16, 23, 30 março e 06 de abril – a partir das 16h, Contação de Histórias com a artista, Alice Oliveira, que trará um repertório de histórias, lendas e contos de Cuiabá, que promete agradar todas as idades.

CINEMA – Todos os domingos serão exibidos filmes de ficção, animação e documentário de realizadores mato-grossenses, produzidos desde a década de 1990. As exibições são resultado de parceria entre os realizadores, Cineclube Coxiponés/PROCEV/UFMT e MISC. Na programação teremos filmes dos realizadores, Glória Albuês, João Manteufel, Marcelo Okamura, Severino Neto, Danielle Bertollini, Luiz Marchetti, Leoniê Vitorio, J. Astrevo, Carol Araújo e Fabrício Carvalho.

O Casarão 300 Anos ficará em exposição até o dia 15 de abril no Pantanal Shopping.

(Da Assessoria)

Deixe um comentário

Please enter your name here
Please enter your comment!

LINKS PATROCINADOS

DESTAQUES

Bairro Cuiabá História Municípios Policia
Após anos trabalhando com apenas uma viatura, Bombeiros recebem duas novas unidades
Jovem que criou grupo de ameaça a escola de Cáceres se diz arrependido
Procon orienta: consumidores podem e devem visitar cozinhas dos restaurantes
Assembléia Legislativa Câmara Municipal Eleições 2018 Governo Judiciário Partidos Prefeitura
Barra do Garças perde 70 mil hectares para Nova Xavantina
Ulysses Moraes já considera disputar a Prefeitura de Cuiabá
STJ: esposa não precisa mais dividir pensão com a amante do marido
Agricultura Agropecuária Economia Agrícola Indicadores Agrícolas Pecuária Tecnologia Agrícola
Retorno das exportações de carne in natura é tema principal em Washington
Jornalistas do agronegócio realizam encontro internacional
Alceu Moreira: “o Agro com a Cristina ficou doce”
Artes Cênicas Artes Visuais Cinema Comportamento Cultura Popular Gastronomia Literatura Música
Vingadores: Ultimato será focado na formação original do grupo, garante produtor
Josh Broling, o Thanos, ficou chocado com o fim de Vingadores: Guerra Infinita
Procon orienta: consumidores podem e devem visitar cozinhas dos restaurantes
Corrupção Economia Eleições Estados Política
Bolsonaro chega aos Estados Unidos em busca de parcerias
Estudantes brasileiros participam de festival de robótica no Rio
Mega-Sena pode pagar R$ 11 milhões neste sábado
Concurso Dicas Estágio Vagas de Emprego no Mato Grosso
Confira 10 concursos com vagas abertas e salários que pagam até R$ 18 mil
Startup criada em MT ajuda pais e mães e a encontrarem a babá certa
Prefeitura de Cuiabá convoca mais aprovados em concurso da Educação
X