Variedades

Mostra Audiovisual da UFMT está na reta final de inscrições com o tema “Lugar de cinema é aqui”

4 minutos de leitura
Mostra Audiovisual da UFMT está na reta final de inscrições com o tema “Lugar de cinema é aqui”
Realizadores premiados na 16ª MAUAL, em 2017.

Realizadores do audiovisual, universitários e independentes, do Brasil e da América Latina, ainda têm tempo para inscrever seus curtas-metragens na 17ª Mostra de Audiovisual Universitário da América Latina (MAUAL). O evento, que, este ano, acontece de 15 a 19 de outubro, no Auditório do Centro Cultural da UFMT, encerra a fase de inscrições – realizadas AQUI – às 23h59 deste domingo (29).

Supervisor do Cineclube Coxiponés e realizador do projeto Encontros com Cinema, Diego Baraldi, na 16ª MAUAL.

Em 2018, a MAUAL reforça o título da campanha lançada pelo Cineclube Coxiponés no mês de abril, que tem o letreiro Lugar de cinema é aqui sobreposto ao mapa de Mato Grosso. “Essa campanha remete tanto ao Estado de Mato Grosso, espaço onde o segmento audiovisual vive fase de fortalecimento, profissionalização e expansão, como ao Cineclube Coxiponés da UFMT, que tem uma história de mais de 40 anos de difusão, reflexão e estímulo à produção audiovisual”, aponta Diego Baraldi, supervisor do Cineclube.

Podem ser inscritos na 17ª MAUAL curtas de até 26 minutos de duração, dirigidos por realizadores universitários (estudantes, professores e técnicos administrativos) e independentes (realizadores autônomos ou ligados a produtoras independentes, de acordo com as normas da ANCINE), que tenham lançado filmes entre os anos de 2017 e 2018, ainda não inscritos ou exibidos em edições anteriores da MAUAL.

São aceitos curtas nas categorias documentário, ficção e experimental em ambas modalidades (universitária e independente). Cada realizador pode se inscrever em uma única modalidade e participar do processo de seleção da MAUAL com até dois curtas.

Uma comissão de seleção avaliará os curtas inscritos a partir de critérios relacionados à adequação às normas do edital (disponível no site da MAUAL), à originalidade e criatividade das produções. Os selecionados para a Mostra Competitiva serão divulgados até 06 de setembro. Em 2018, a MAUAL acontecerá entre os dias 15 e 19 de outubro no Auditório do Centro Cultural da UFMT.

Os veteranos do cinema mato-grossense, Amauri Tangará, Tati Mendes e Bruno Bini, em diálogo com novos realizadores na 16ª MAUAL

Mostra de Audiovisual Universitário da América Latina 

Realizada pelo Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso, através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, a 17ª MAUAL conta com a parceria dos cursos de Radialismo e de Cinema & Audiovisual da UFMT e da Associação Mato-grossense de Audiovisual (MTCINE). A Mostra também integra a Temporada Cultural e Artística UFMT 2018 e a Agenda Cuiabá Tricentenária da PROCEV/UFMT.

“A programação da MAUAL permite o intercâmbio de experiências entre diferentes escolas de comunicação, cinema e audiovisual. Assistir a filmes que estão sendo feitos em diferentes lugares da América Latina e conhecer outras formas de fazer audiovisual enriquece não apenas a formação de estudantes, mas também de professores e técnicos de cursos que dialogam com as formas audiovisuais”, enfatiza Moacir Francisco de Sant’Ana Barros, coordenador dos cursos de Radialismo e de Cinema & Audiovisual da UFMT.

Premiada na MAUAL 2017 com o curta “Filhos da lua na terra do sol”, Danielle Bertolini reforça importância da Mostra no estímulo aos jovens realizadores

“A MAUAL tem uma importância fundamental por ter sido a única mostra de audiovisual em Mato Grosso que, desde seu início, manteve a regularidade anual de suas edições; a Mostra é essa janela para que jovens realizadores mato-grossenses consigam divulgar seus trabalhos, e geralmente é na MAUAL que acontecem as estreias de produções locais feitas pelos universitários aqui de Mato Grosso; isso tudo serve como estímulo para que essa juventude prossiga no fazer audiovisual”, enfatiza Danielle Bertolini.

A cineasta foi premiada na categoria independente da MAUAL com o curta “Filhos da lua na terra do sol”, em 2017, e está à frente do Festival Tudo Sobre Mulheres, que, neste ano, acontece de 05 a 09 de setembro em Chapada dos Guimarães, tendo o Cineclube Coxiponés e a PROCEV/UFMT como parceiros.

Para mais informações, siga o Cineclube Coxiponés no Facebook e no Instagram.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes