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Ministros apresentam plano para escoar a safra 18/19 de grãos; BR-163 será prioridade

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Ministros apresentam plano para escoar a safra 18/19 de grãos; BR-163 será prioridade
Foto: Edsom Leite/MInfra

O plano estratégico para o escoamento da safra 18/19 de grãos foi apresentado pelo staff federal nesta quarta-feira (30). O projeto denominado “Operação Radar” é realizado de forma conjunta pelos ministérios de Justiça, e Segurança Pública, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal; Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O objetivo da força-tarefa é garantir o transporte das commodities mato-grossenses, que saem com destino aos portos do Arco Norte, pela BR-163, no Pará.

De acordo com o Ministério de Infraestrutura, a operação conjunta prioriza pontos críticos da BR-163 – principal rota utilizada no escoamento das commodities mato-grossense. Com início ainda no ano passado – dia 2 de dezembro de 2018, os trabalhos estão concentrados em três pontos da rodovia, localizados entre os municípios de Novo Progresso e Morais de Almeida, no Pará. A força tarefa deve continuar até o maio deste ano.

Para desempenhar esse trabalho, foram instaladas três bases operacionais que contam com o apoio de 900 pessoas de equipes do DNIT e do Exército. Eles são responsáveis por implantar sinalização específica para controle do tráfego, e estão munidos de 40 veículos e equipamentos especiais, como picapes, retroescavadeiras, containers, caminhões carroceria, caminhões tanque, tratores agrícolas, motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas e cavalos mecânicos com reboque.

Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas – Foto: Edsom Leite/MInfra

O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, justifica que os trabalhos desenvolvidos são “para evitar atoleiros, evitar problemas e dar certeza para os produtores que a safra vai conseguir chegar ao seu destino”. Ele ainda ressaltou que a ação coordenada visa “ajudar quem está produzindo, quem está gerando emprego e, no final das contas, que isso conduza ao crescimento econômico, à equidade social, que é o que todos almejam”, finaliza.

Tarcísio informou que a conclusão da pavimentação do trecho entre a divisa do Estado de Mato Grosso até Santarém (PA) é uma das grandes metas da pasta. Extensão que deve custar R$ 2,55 bilhões.

Ele ainda adiantou que a partir de amanhã (31) irá percorrer a BR-163, no Pará. “Vamos ficar lá, percorrer o trecho até sábado, verificando in loco como que a operação está funcionando e, é bom acompanhar o escoamento da safra que já apresenta aí, um pico de movimentação, uma quantidade bastante grande de caminhões”, disse.

O ministro ressaltou o trabalho integrado dos ministros, idealizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Faz com que os ministros sentem à mesa e discutam os problemas com frequência para as tomadas de decisões. O que é fundamental para a condução de resultados”, defende o ministro.

Ministra destacou unidade no governo para resolver problemas – Foto: Antonio Araujo/Mapa

Para a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o trabalho integrado dos ministérios irá melhorar o escoamento da produção de grãos no país. Segundo ela, não terá caminhões atolados ou caminhoneiros em risco, por conta do trabalho de prevenção realizado, o que dará mais previsibilidade para os produtores.

“Essa rodovia 163 é o eixo principal do escoamento de grande parte da produção, que a cada ano tem aumentado na saída pelo Arco Norte, os portos da região”, disse a ministra. Ela ainda prospectou que “em 2020 esse assunto já estará concretizado”, se referindo a conclusão dos serviços de pavimentação.

Tereza lembrou que Mato Grosso é o maior produtor de grãos do Brasil e que a Operação Radar vai atuar de forma preventiva ou emergencial a fim de garantir trafegabilidade e evitar transtornos gerados pelas chuvas.

A ministra destacou o trabalho integrado dos ministérios para melhorar o escoamento da produção de grãos. “Das 237 milhões de toneladas de produção estimada para este ano, 63,4 milhões devem ser produzidas pelo Estado”. Ela ainda ressaltou a importância do trabalho conjunto entre os ministérios. “Neste governo, todos trabalham juntos. Não há vaidades”, avaliou.

BR-163

Carretas são guinchadas por máquinas para atravessar trecho da BR 163, no Pará, em 2017 (Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Com quase 50 anos de existência, se considerado o início da construção. A BR-163 se tornou a principal rota para o escoamento das commodities brasileira. Isso porque liga Cuiabá a Santarém (PA). Apesar de sua grande importância os trabalhos de pavimentação só devem ser concluídos em 2020.

Com 3.476 quilômetros de comprimento, 707,4 quilômetros da rodovia estão no Pará. Desses ainda faltam 51 quilômetros a serem asfaltados, divididos em duas partes; sendo 3 km na Vila do Caracol, trecho sob a responsabilidade da Construtora Agrienge, e 48 km em Moraes de Almeida, sob responsabilidade do Exército.

Segundo o ministro da Infraestrutura, o governo trabalha para concluir até o fim deste ano o trecho não pavimentado entre a divisa de Mato Grosso e Santarém. Freitas disse que a 163 será preparada para concessão juntamente com pequeno trecho da BR-230, que faz a ligação ao porto de Miritituba, no Rio Tapajós, em Itaituba (PA).

Operação Radar

Segundo o Ministério de Infraestrutura, os trabalhos ao longo da rodovia são feitos por equipes de inspeção que percorrem os trechos para avaliar a trafegabilidade e a necessidade de serviços de manutenção preventiva na pista. Em casos de emergência, a equipe comunica os agentes de trânsito locais, que fazem a interdição da rodovia, iniciando, se necessário, a operação Pare e Siga. Por este sistema, utiliza-se apenas um dos lados da pista, alternando os sentidos do tráfego para dar vazão a todos os veículos. Em casos de emergência, também são disponibilizadas equipes de assistência de saúde, distribuição de kits de alimentos e água aos caminhoneiros.

Fotos: Edsom Leite/MInfra

O monitoramento resulta na produção de dois boletins diários atualizados conforme as condições de trafegabilidade da rodovia. Os relatórios são disponibilizados no endereço eletrônico www.br163pa.com. Além disso, o DNIT também tem uma parceria com o aplicativo Waze pra facilitar a atualização das informações para o público.

Estiveram presentes na apresentação do plano estratégico o general-de-Divisão Júlio Cesar Arruda, o vice-chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, Adriano Marcos Furtado, o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e general Santos Filho, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Representantes das associações Mato-grossense do Algodão (Ampa), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

*Com Assessoria

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