Especial

Maurício Tonhá conduz sete horas de leilão e comercializa mais de 12 mil animais – veja fotos

3 minutos de leitura
Maurício Tonhá conduz sete horas de leilão e comercializa mais de 12 mil animais – veja fotos

Ele domina o recinto e anima os convidados a cada novo lance e lote de animais que surgem no telão ou no “tatersal”. É com a vibração de quem parece estar começando que o pecuarista e proprietário da Estância Bahia, Maurício Tonhá, mais conhecido como Maurição, conduziu sete horas de uma das etapas do maior leilão do mundo: o Mega Leilão. Não à toa, foi eleito em 2017 o leiloeiro do ano pela revista Dinheiro Rural.

Na 18ª edição do evento, etapa Cuiabá, o pecuarista experiente comercializou 12.364 animais, divididos em 127 lotes, tendo ao lado o filho Guilherme Tonhá, que segue os passos do pai. Ambos sob o olhar atento das mulheres da família, Jane Tonhá, a matriarca e as herdeiras Gabriela e Giovana.

Entre os convidados, que arremataram 7.298 machos e 5.066 fêmeas, estavam políticos, autoridades, lideranças do agronegócio e alguns dos principais pecuaristas do país. O conselheiro Antonio Joaquim, o senador Wellington Fagundes, o empresário Werner Reuter e o ex-parlamentar Ricarte de Freitas estavam entre os mais animados.

Uma das mesas mais animadas do leilão: Jorge Pires, Ricarte de Freitas, Wellington Fagundes, Werner Reuter

O presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Guilherme Nolasco, o diretor-técnico da Acrimat, Francisco de Sales Manzi, o secretário-adjunto de Agricultura Familiar do Estado, Alexandre Possebon, e o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires de Miranda, também compareceram.

A Marfrig que é parceira do evento estava em “peso” com diversos representantes. Maurício Manduca, gerente corporativo de compra de gado da companhia ficou de olho nos lances ao lado do produtor Fernando Scheffer, do Grupo Bom Futuro. Fábio Mello, da Senepol da Conquista, outro parceiro do evento também circulou pelo recinto.

Para o vice-presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, o evento promovido pela Estância Bahia é uma aula do que há de melhor no país quando o assunto é pecuária.  “O que o Maurição faz aqui é uma baliza do que é fazer leilão. Eu tenho empresa de leilão também e me espelho nele, só temos a aprender vindo aqui, com a qualidade do trabalho, equipe, profissionalismo e credibilidade. Ele é um professor para nós”.

Gustavo Staut, Fazenda Santa Lúcia, arrematou o primeiro lote do Mega Leilão etapa Cuiabá

A família Staut foi quem arrematou o primeiro lote oferecido, com 50 touros POs. Animais bem terminados, com qualidade e garantia de quem fomenta a pecuária mato-grossense há pelo menos duas décadas. “Aqui está um exemplo do Mato Grosso que dá certo, a Fazenda Santa Lúcia, Guilherme e Gustavo Staut que está aqui”, comemorou Tonhá ao comercializar o primeiro de muitos lotes.

O evento foi transmitido ao vivo pelo Canal Terraviva. Mais duas etapas do Mega Leilão estão programadas para este ano, Vale do Guaporé & Vale do Juruena (03 de junho) e em Sinop (05 de junho). A primeira etapa foi realizada em abril, em Água Boa, com mais de 20 mil animais comercializados. Nos 18 anos de existência, o Mega Leilão já ofertou mais de 600 mil animais de altíssima qualidade para cria, recria e engorda.

Confira quem passou pelo Mega Leilão etapa Cuiabá! 

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes