Negócios

Mato Grosso encerra o ano com bons resultados no cultivo de soja

1 minuto de leitura
Mato Grosso encerra o ano com bons resultados no cultivo de soja
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O plantio da soja mato-grossense durante este ano foi acima do esperado para o período. Com área de 9,46 milhões de hectares cultivados e produtividade recorde de 57,28 sacas por hectare, o Estado colheu 32,52 milhões de toneladas da oleaginosa, o maior volume já registrado.

Vale ressaltar que neste ano o crescimento da área disponível para a semeadura foi a menor dos últimos anos.

Já as exportações da soja mato-grossense foram além do esperado, com envio de 19,33 milhões de toneladas de janeiro a novembro, já superando o total esmagado em 2017 inteiro.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), avalia que esse cenário é justificado principalmente pela disputa comercial entre os Estados Unidos e a China, que por sua vez, fez com que “a demanda chinesa por soja brasileira aumentasse, valorizando significativamente o prêmio nos portos e, consequentemente, a oleaginosa brasileira”.

Contudo o Imea pontua que o setor foi impactado negativamente pela greve dos caminhoneiros e tabelamento dos fretes rodoviários, que “prejudicaram as vendas de soja e diminuíram o escoamento do grão por um determinado período”. Segundo o informativo, o setor ainda sofre consequências até hoje.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes