Principal

Marcel de Cursi é condenado a 12 anos de prisão na Sodoma

2 minutos de leitura
Marcel de Cursi é condenado a 12 anos de prisão na Sodoma

Ednilson Aguiar/O Livre

Marcel de Cursi

Selma diz que Cursi tentava induzi-la ao erro durante os seus depoimentos

O ex-secretário de Fazenda, Marcel Souza de Cursi, foi condenado a 12 anos e 1 mês de reclusão e 553 dias-multa. Cursi foi enquadrado em dois crimes: organização criminosa e concussão, que é a exigência de propina. A sentença é assinada pela juíza Selma Rosane Arruda e o LIVRE teve acesso exclusivo ao documento datado doa dia 15 de dezembro.

Na sentença, Selma deixa claro que existem provas que qualificam o ex-secretário como “mentor intelectual” deste último tipo de crime. Cursi teria sido um dos principais atores no episódio em que a quadrilha liderada por Silval exigiu propina do empresário João Batista Rosa, em troca de concessão de benefícios fiscais.

Conforme a juíza, o ex-secretário usava de seus conhecimentos tributários para facilitar os procedimentos ilícitos e garantir ares de legalidade aos desvios realizados pelo grupo criminoso.

“Como elemento que ocupava cargo público relevante na ocasião, viabilizou suas ações se valendo do aparato da própria máquina estatal para assegurar a estrutura, o funcionamento, a lucratividade e a perpetuação da organização”, afirmou ela.

Este mesmo conhecimento elevado, de acordo com a magistrada, foi usado por Cursi para tentar induzi-la ao erro, principalmente durante as audiências em que o réu era ouvido.

“O que indica que tem poder de persuasão e o utiliza, aliado a seu conhecimento técnico, de forma desleal, em seu exclusivo favor”, completou a juíza.

Por Lázaro Borges, Orlando Morais e Guilherme Waltemberg

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes