Os amantes da tradição regional e ritmo híbrido que é o lambadão, podem se alegrar por mais uma conquista que celebra essa cultura. Na última segunda feira (14), o popular lambadão passou a ser definido por lei como “movimento cultural e musical de caráter popular”.

A lei n°10.809, de autoria do Deputado Guilherme Maluf, prevê além da música, o jeito característico de usar os instrumentos, as danças e coreografias do lambadão. O documento estabelece ainda que fica proibido qualquer tipo de discriminação ou preconceito, seja de natureza administrativa, racial, social ou cultural contra o ritmo ou seus membros.

O texto finaliza ressaltando que os integrantes desse movimento cultural, sejam eles cantores, músicos ou dançarinos, são agentes da cultura popular, e como tal, devem ter seus direitos respeitados.

Em agosto do ano passado, uma lei municipal já definia o lambadão como patrimônio cultural e imaterial. No dia 10 de setembro é celebrado O Dia do Lambadão Cuiabano, em homenagem ao rei desse ritmo, Chico Gil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes