Cidades

Ladrão entra em pronto-socorro e furta celular de criança que aguarda transplante de medula

3 minutos de leitura
Ladrão entra em pronto-socorro e furta celular de criança que aguarda transplante de medula
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Um caso de furto dentro do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (MT) chocou pacientes e a mãe da vítima, uma criança de apenas oito anos, na última segunda-feira (07).

A pequena Eloísa havia sido internada na unidade hospitalar em decorrência de uma infecção. Com sede, pediu para que a mãe fosse buscar um copo de água e acabou ficando sozinha no quarto por alguns instantes. Foi quando um homem invadiu o quarto da criança e furtou o celular que estava carregando na tomada, ao lado do leito.

Assustada, Eloísa nada pôde fazer. Carla, a mãe da menina, conta que elas tinham dado entrada no hospital naquele mesmo dia. A criança sofre de aplasia de medula e aguarda um transplante. Enquanto isso, precisa de transfusão de sangue e plaquetas. A família é do interior do Estado e conta com doações e ajuda de terceiros para se manter em uma casa de apoio na Capital.

Conforme conta a mãe, elas já passaram por diversos hospitais em Cuiabá, mas não tinha estado ainda no Pronto-Socorro. Por isso, não estava familiarizada com o ambiente. Por causa disso, acabou demorando um pouco mais para achar o bebedouro e retornar ao quarto.

Ao chegar, encontrou a filha muito nervosa e abalada. “Quando eu cheguei com a água, ela falou: ‘mãe, entrou um homem aqui, pegou seu celular e roubou’”, contou Carla, ao LIVRE. A mãe suspeita que o autor do crime já estivesse de olho no celular e no quarto da filha, localizado no setor pediátrico da unidade.

O aparelho celular, na verdade, pertencia à filha mais velha de Carla, que fez a gentileza de emprestar para a irmã, como forma de distração. “O homem entrou aqui e só puxou o celular da tomada, deixou o carregador para trás”, disse.

Carla chegou a pedir ajuda para policiais militares que estavam na porta da unidade, mas eles disseram que não poderiam entrar no momento, porque tinham outro atendimento. Ela também pediu ajuda na direção da unidade, onde, segundo Carla, disseram que não poderiam se responsabilizar pelo furto.

Ainda segundo a mãe da vítima, a Polícia Militar conseguiu identificar o suspeito por vídeos da câmera de segurança do PS. Mesmo assim, ele não foi encontrado e nem o celular recuperado.

Outro lado

Em nota, a coordenação do Pronto-Socorro confirmou o furto dentro da unidade de saúde. O suspeito do delito teria se passado por paciente, para não levantar suspeitas. Depois do furto, o criminoso fugiu.

Ao LIVRE, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que, por motivos de segurança, prefere não divulgar o número de profissionais que fazem a proteção da unidade hospitalar, mas reconhece que não é suficiente para que a segurança seja efetiva.

Ainda segundo a nota, devido à recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), de que a SMS não pode mais fazer contratações, no momento, não será possível aumentar a quantidade de seguranças no PS.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes