Judiciário

Justiça decreta prisão de três vereadores e afasta prefeito de Rondolândia

1 minuto de leitura
Justiça decreta prisão de três vereadores e afasta prefeito de Rondolândia
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A Justiça decretou a prisão de três vereadores de Rondolândia. Diones Miranda Carvalho, Lígia Neiva e Joaquim da Cruz são acusados pelo Ministério Público Estadual (MPE) da prática de “mensalinho”. Lígia Neiva foi detida na noite de segunda-feira (11), dentro da própria Câmara Municipal. Já Joaquim da Cruz se entregou nesta terça-feira (12).

O MPE também pediu o afastamento do prefeito, Agnaldo Rodrigues de Carvalho. A solicitação consta em outra ação, de improbidade administrativa, que também já foi acatada pela Justiça. Ele ainda teve os bens bloqueados até o limite de R$ 100 mil.

Os vereadores também foram afastados da função. No caso deles, a indisponibilidade de bens é até o patamar de R$ 24 mil. Tanto o prefeito, quanto os parlamentares, entretanto, continuarão recebendo seus salários enquanto o processo ainda estiver em fase de instrução.

A denúncia

Segundo o MPE, desde que assumiu a Prefeitura de Rondolândia, em 2017, Agnaldo Rodrigues sofreu com “entraves” promovidos por um grupo de vereadores. Eles cobravam cargos no Executivo e pagamentos em dinheiro em troca de “apoio” político.

Em depoimento ao MPE, o próprio prefeito reconheceu que cedeu à pressão e que passou a fazer o pagamento do “mensalinho”, cuja existência também é comprovada por documentos bancários e depoimentos de testemunhas.

O caso está sob a responsabilidade dos promotores de Justiça Luiz Eduardo Martins Jacob Filho e Felipe Augusto Ribeiro de Oliveira.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes