14 de abril de 2026 04:19
Eleições 2018

Jayme e Mendes rebatem críticas e dizem que MDB não atrapalha coligação

Foto de Laíse Lucatelli
Laíse Lucatelli

Líderes do DEM rebateram as críticas da aliança governista e afirmaram que o MDB não atrapalha a coligação. Pelo contrário. Na avaliação do pré-candidato a governador Mauro Mendes, a estrutura da sigla no interior de Mato Grosso e o tempo no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV são fatores que ajudarão na aliança.

“MDB é um partido com história, trajetória, esteve ao meu lado na prefeitura de Cuiabá e ajudou a fazer uma administração com 80% de aprovação. Das dez maiores prefeituras de Mato Grosso, cinco são administradas pelo MDB. Como todo partido, tem grandes quadros e pessoas que possam ter cometido… as pessoas respondem pelos seus atos. Os partidos não cometem crimes. Tem tempo de TV e vai contribuir muito para esse projeto”, disse o ex-prefeito de Cuiabá.

Segundo o pré-candidato, a articulação foi feita por Otaviano Pivetta (PDT), que deve ser o candidato a vice-governador na chapa. Mendes disse que assumiu a condução das conversas apenas num segundo momento, e depois outras pessoas do grupo entraram na negociação.

O pré-candidato do DEM ao Senado, Jayme Campos, também rebateu os julgamentos. “Política é a arte de somar. Alguns criticaram que o MDB talvez pudesse atrapalhar. Atrapalha coisíssima nenhuma”, afirmou.

Ele reclamou do fato de que somente a coligação do DEM foi criticada por abrigar o MDB. “Quando o MDB estava na coligação do Wellington Fagundes (PR), ninguém fez essa pontuação. Se fosse para a coligação do próprio governador Pedro Taques (PSDB), também não teria nenhuma pontuação. MDB vem ajudar a construir um estado moderno e avançado”, disse Jayme.

Acordão

Mauro Mendes voltou a negar qualquer acordão envolvendo pastas e indicações a tribunais. “A nossa conversa foi republicana. Existe fundo partidário e formas legais de arrecadar recursos e destinar aos partidos. Me surpreendi positivamente com a boa vontade do deputado federal Carlos Bezerra (presidente do MDB)”, disse.

Ele confirmou que o acerto com o MDB envolveu ajuda financeira para a campanha dos candidatos a deputado do partido. “Fizemos alguns pactos de acordo para ajudar os candidatos ao nosso lado fazer a campanha legalmente. Vamos ajudar deputados federais e estaduais de todos os partidos da aliança”, disse.

Mendes disse que suas antigas divergências com o deputado federal Valtenir Pereira (MDB) não devem atrapalhar a aliança. “Minhas diferenças com Valtenir foram partidárias e políticas. Nunca ninguém aqui ouviu ataques pessoais ou críticas que extrapolam o campo político. Não tenho problema nenhum de estar ao lado de Valtenir ou outros. O que não tolero é quando atacam nossa família, é quando usam de mentiras, quando a pessoa transgride, de forma inaceitável o limite da ética e da moral”, disse.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

inquéritos
Crônicas Policiais

PJC mira clínica por maus-tratos e uso de remédios vencidos em Lucas do Rio Verde

Investigação aponta exercício ilegal da profissão e risco à saúde coletiva; medicamentos expirados foram apreendidos durante buscas e Justiça autorizou quebra de sigilo de dados
Economia

Petrobras confirma investimento de US$ 1 bilhão para retomar obras da UFN-III em Três Lagoas

Unidade paralisada desde 2015 deve entrar em operação comercial em 2029; foco da produção será o suprimento de fertilizantes para Mato Grosso e outros grandes polos agrícolas
Geral

De cara nova: O Livre estreia novo layout pensando no leitor!

Plataforma foi redesenhada para melhorar a experiência de todos vocês!
Economia

Dólar fecha abaixo de R$ 5 pela primeira vez em mais de dois anos

Ibovespa supera 198 mil pontos após declarações de Trump