Cidades

Janaina Riva desiste da presidência e disputa primeira-secretaria com Maluf

3 minutos de leitura
Janaina Riva desiste da presidência e disputa primeira-secretaria com Maluf
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) desistiu da disputa pela presidência da Assembleia Legislativa e decidiu se articular para conseguir a primeira-secretaria, cargo que também está na mira do atual ocupante, Guilherme Maluf (PSDB). A parlamentar recuou da presidência de Mesa Diretora e agora aposta na recondução do atual presidente, Eduardo Botelho (DEM).

“Vou trabalhar o apoio da maioria dos parlamentares para a indicação à primeira-secretaria”, informou. “Acredito que Botelho já se consolidou como candidato único à presidência da Casa. Claro que ninguém tem unanimidade, mas existe um entendimento dos parlamentares de que seria importante ele permanecer presidente nesse momento de transição, até porque teremos 14 deputados novos [dentre os 24]”, disse.

Janaina tenta convencer o tucano a recuar da disputa sob o argumento de renovação. “Já conversei várias vezes com o deputado. Acho que ele não vai recuar num primeiro momento, mas acho que faz parte de um processo natural. Não tenho inimizade aqui dentro. Existe essa vontade de mudar. Alguns mais entusiasmados defendem até que uma mulher ocupe cargo porque nunca houve uma mulher nem na primeira secretaria nem na presidência. E agora como a mais votada, tenho essa oportunidade.”

Janaina sugeriu que Maluf busque outro cargo na Mesa e relembrou inclusive a pretensão dele de ocupar uma cadeira de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Sei que ele já pleiteou e gostaria também do TCE. Tem muitos espaços aqui. O que ele tem que entender é que, nesse momento, a abertura de espaço para composição de um novo grupo é importante para a Assembleia. Será muito ruim manter do jeito que está e criar uma divisão aqui dentro. Temos que criar um grupo misto, com deputados novatos e reeleitos, que possa trazer benefícios para a Casa”, disse.

Ela espera ter apoio de aliados para a disputa da primeira-secretaria, mas evitou falar em números, pois ainda espera definição oficial de partidos como o PT e de deputados ligados aos servidores públicos. “Tenho procurado os partidos, para conversar com os novatos também e falar da importância da renovação em si. Não é necessário ser eu agora, mas talvez o meu nome, dentre os deputados que nunca ocuparam cargo na Mesa, é o que reúna condições mais favoráveis para a disputa. O que não pode acontecer é a repetir a Mesa e daqui a dois anos inverter novamente os cargos, primeiro-secretário e presidente, e isso não mudar nunca”, disse.

Em entrevistas recentes, Janaina havia criticado o revezamento entre presidência e primeira-secretaria feito pelo seu pai, José Riva, nos 20 anos que passou na Assembleia Legislativa.

Sem chapa pronta

A deputada exaltou ainda a mudança na forma que a eleição da Mesa está sendo negociada, com deputados tentando viabilizar individualmente candidaturas a determinados cargos e buscando uma composição ampla, em vez de definirem uma chapa em conjunto, como tradicionalmente é feito.

“Eu vejo pela primeira vez uma Mesa sendo trabalhada de forma separada. Não existe uma chapa consolidada para os deputados votem. Existem os deputados tentando trabalhar os cargos da Mesa Diretora. Eu acho que dá um tom mais democrático para o processo do que se tivéssemos uma Mesa posta, inviabilizando talvez a formação de novas lideranças na Casa. Então depende muito da articulação de cada grupo e de quem vai se articular melhor”, analisou.

“Eu fico feliz de ter ao meu lado alguns companheiros que, desde a legislatura passada, já tinham o anseio de fazer parte da Mesa. A gente vê uma oportunidade de iniciar isso pela primeira-secretaria, quem sabe até na próxima Mesa ter um novato como primeiro-secretário”, completou.

Janaina descartou a possibilidade de que sua gravidez, anunciada há cerca de 15 dias, possa atrapalhar a articulação. “Eu ouvi alguns comentários preconceituosos e machistas com relação à gravidez, mas acho que não altera em nada na disputa. Continua da mesma forma.”

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes