Negócios

Indea inicia agendamento de propriedades para vacinação fiscalizada em Juara

2 minutos de leitura
Indea inicia agendamento de propriedades para vacinação fiscalizada em Juara

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) visitou 50 propriedades rurais localizadas em Juara (a 730 km de Cuiabá), que haviam recebido vacina contra a febre aftosa irregular adquirida em loja agropecuária do município. O trabalho teve início em 23 de maio com o objetivo de fazer um levantamento da situação decorrente da comercialização da vacina irregular. A vacinação nesses estabelecimentos rurais já foi iniciada e a vacinação e revacinação dos bovinos e bubalinos contra febre aftosa é executada sob fiscalização do Indea.

Porém, após a análise dos dados coletados concluiu-se que a comercialização de vacinas irregulares não ficou restrita a apenas esse grupo de 50 propriedades, levando à obrigatoriedade da vacinação e revacinação dos bovinos e bubalinos existentes em todas as propriedades que adquiriram vacina nas lojas veterinárias investigadas, um total de 335 propriedades, que já haviam sido foram cautelarmente interditadas para o trânsito, exceto abate, com o objetivo de salvaguardar a sanidade do rebanho.

Diante disso, o Indea inicia no dia 11 de junho, a notificação dessas propriedades para o agendamento da vacinação fiscalizada. A presidente do Indea, Daniella Bueno, ressalta que “os produtores rurais não serão penalizados, e pedimos para que aguardem as orientações das equipes para iniciarem qualquer atividade relativa a vacinação obrigatória”.

A relação das propriedades está disponível nas Unidades Locais do Indea, que estão preparadas para esclarecer qualquer dúvida. Na tabela abaixo, está a distribuição das propriedades por município e quantidade de bovinos:

MUNICÍPIOQUANTIDADE DE ESTABELECIMENTOS RURAISTOTAL DE BOVINOS
COTRIGUAÇU23.683
JUARA275262.704
NOVA BANDEIRANTES5573
NOVO HORIZONTE DO NORTE305.419
PORTO DOS GAUCHOS1712.537
ROSARIO OESTE21.714
SAO JOSE DO RIO CLARO1260
TABAPORA316.082
Total Geral335302.972

As ações são conduzidas pelo Indea e Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso (SFA-MT) com apoio dos representantes dos produtores rurais.

Entenda o caso

Durante ação fiscalizatória de rotina realizada em revendas de produtos veterinários em Juara, o Indea constatou a comercialização de vacinas contra febre aftosa em desacordo com as normas estabelecidas, desencadeando ações de investigação do caso.

Com o objetivo de salvaguardar a sanidade do rebanho e dar garantias aos produtores rurais, todas as 335 propriedades que adquiriram a vacina nas lojas veterinárias investigadas na etapa de maio de 2018, foram preventivamente interditadas no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Sindesa) para o trânsito de bovinos e bubalinos, com exceção para o abate.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes