|terça, 19 Junho 2018

Humor cuiabano é premiado por curta-metragem em Los Angeles

Os roteiristas Eduardo Butakka e Thyago participaram da premiação nos EUA e voltam para casa com novidades

COMPARTILHECOMPARTILHE

O audiovisual mato-grossense se destaca em cenário mundial novamente e, desta vez, traz para casa um título no gênero comédia. Premiados na categoria “Super short comedy”, o curta-metragem de humor, dirigido por Rafael de Carvalho, Sombras – que fora do país é chamado de Shadows – levou os cuiabanos Eduardo Butakka e Thyago Mourão para os Estados Unidos.

No último domingo (10), os roteiristas do coletivo Não Convém participaram das exibições e bate-papos no Los Angeles Television, Script and Film Festival, festival que contou com produções de cineastas de diversos Estados americanos e países como Uruguai, Rússia e Romênia.

“Tivemos oportunidade de conversar com outros cineastas, conhecer outras realidades de produção e até mesmo trocar contatos. Durante as rodadas de perguntas, a plateia se mostrou bastante curiosa sobre como é produzir cinema no Brasil, sobretudo em Cuiabá. Tivemos que ser sinceros sobre nossas dificuldades, porém, sobretudo, sobre nossa paixão pelo teatro e cinema”, contou Eduardo Butakka.

E não é a primeira vez que a produção cuiabana, de apenas 60 segundos, cai no gosto do público e jurados de festivais independentes ao redor do mundo. Primeiro, foi finalista na Índia, no Festival de Cinema Cult de Calcutá (CICFF). Depois, foi a vez dos italianos selecionarem Sombras para o Festival de Cinema Noir, que acontece anualmente em Nápoli (Corto Nero).

“Receber esse prêmio nos coloca no circuito internacional de produções. A visão de outros cineastas, principalmente na terra do cinema, comprovou que nosso trabalho tem qualidade. Isso nos motiva a continuar produzindo”, disse Thyago Mourão.

Inspirados pelo intercâmbio, os cuiabanos voltam para a casa motivados para colocar novos projetos em prática e já estão com um roteiro pronto para submeter a financiamento coletivo, já que a principal dificuldade, segundo os cineastas, é a falta de orçamento para as produções.

“Cinema independente é isso. Lá mesmo no festival, o grande vencedor da noite foi um filme feito todo com vaquinha na internet”, ressaltam. O novo curta-metragem deve ter agora, 15 minutos de duração.

O prêmio chega em um momento de retomada da produção audiovisual de cuiabanos no Estado, fruto do esforço de realizadores na contramão das adversidades. “É muito importante para o cinema local esse tipo de reconhecimento, pois mostra que nossas produções podem ter destaque internacional, desde que recebam os incentivos necessários”, disse o diretor Rafael de Carvalho.

E é essa realidade que eles buscaram retratar no vídeo premiado. “Quando nos perguntaram o que motivou escrever sobre o assunto, respondi que estávamos em momento em que fazer arte no Brasil é muito difícil, muitos parecem não compreender seu papel ou ate as possibilidades da arte, então quisemos expressar essa crítica de forma bem humorada. Eles elogiaram muito o final.”, complementa Butakka.

Os roteiristas acreditam ainda, que o destaque mundial de Sombras, seja resultado da simplicidade e, ao mesmo tempo, dos diferentes níveis de interpretação que a história permite.

“Você pode assistir e se divertir apenas como enredo de dois artistas sem limites, que perseguem uma mulher nas ruas da cidade. Mas, ao mesmo tempo, se olhar mais a fundo, poderá perceber que o filme critica o caos em que vive a nossa sociedade, com suas neuroses e histerias, tornando-se cada vez maior a incapacidade de se entender a linguagem artística”, explica Eduardo Butakka.

Também assinam a produção de Sombras, Millena Machado, Eduardo Butakka e Thyago Mourão no elenco, fotografia de João Carlos Bertoli, supervisão de produção de Simoni Matsumura, produção de Dale Nassarden, assistência de produção de Eduardo Geraldis, Lucas Lemos e Kleber Borges, caracterização de Eduardo Solano e maquiagem de Leandro Brito.

Para conferir este e outros trabalhos do coletivo acesse o SITE. Confira:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

DESTAQUES

Cidadãos armados enfrentam criminoso e evitam um possível massacre em loja do Walmart de...

Jovem encontra ex assistindo a Copa com outro e parte para cima dela com...

Armas para todos!

Jovem bate em namorada e tenta atropelá-la de caminhão por ela o mandar tomar...

Polícia Militar, Civil e até Exército são acionados por causa de confusão em festa

Bairro Cuiabá História Municípios Policia
Colégio de Presidentes da OAB-MT cobra da PGE transparência na programação do pagamento de dativos
O que está por trás da “estadualização” do Parque Nacional de Chapada?
Inscrições para prêmio mundial em educação estão abertas
Assembléia Legislativa Câmara Municipal Eleições 2018 Governo Judiciário Partidos Prefeitura
TCE cita atrasos aos municípios mas dá parecer favorável às contas de Taques
Redes sociais terão que informar publicações impulsionadas por pré-candidatos
Taques se perdeu em algum ponto do caminho que começou em 2015
Agricultura Agropecuária Economia Agrícola Indicadores Agrícolas Pecuária Tecnologia Agrícola
Retirada da vacinação contra a febre aftosa é tema de encontro em Cuiabá
Tangará da Serra recebe pacote de investimentos em todas as áreas
CNA e governo vão atuar na prevenção e no combate à criminalidade no campo
Artes Cênicas Artes Plásticas Artesanato Cinema Comportamento Cultura Popular Gastronomia LIteratura Música
Roupa Nova confirma show em Cuiabá no dia 20 de julho; ingressos à venda
Concerto gratuito reúne coral infanto-juvenil e orquestra de câmara na UFMT
Cuiabá recebe, em 23 e 24 de junho, primeira Mostra de Dança Infantil
Corrupção Economia Eleições Estados Política
Seleção brasileira começa a se preparar para enfrentar a Costa Rica
Obesidade atinge quase 20% da população brasileira, mostra pesquisa
Prédios de nove delegacias serão inaugurados pela Polícia Civil
Concurso Dicas Estágio Vagas de Emprego no Mato Grosso
Por até R$ 23 mil, concurso da Polícia Federal oferece 500 vagas
Senai Distrito Industrial abre 590 vagas em cursos com início das aulas em junho e julho
ONG que promove desenvolvimento jovem internacional abre seleção para membros
X