Cidades

Grupo de dança São Gonçalo leva a cultura do siriri para a Festa de São Benedito

2 minutos de leitura
Grupo de dança São Gonçalo leva a cultura do siriri para a Festa de São Benedito

De um lado, o bater de pés descalços no chão e o esvoaçar de longas saias coloridas. Do outro, os passos ritmados a palmas fortes. Em conjunto, os versos que servem de morada para uma manifestação folclórica típica da região pantaneira: o siriri. Essa tradição secular de origem indígena será representada pelo Grupo de Dança São Gonçalo, no dia 30 de junho, na Festa de São Benedito, em Cuiabá.

Há quase oito anos, os artistas trabalham no resgate, proteção, manutenção e difusão do siriri de raiz – embalado pela viola de cocho, o mocho e o ganzá. Em seu repertório, composições próprias retratam a vivência na comunidade de São Gonçalo Beira Rio – que, por sua vez, reflete há mais de 200 anos o multiculturalismo formado por índios, africanos e europeus. Inclusive, o grupo tem como origem filhos de pescadores, ceramistas e músicos locais.

“Será nossa segunda apresentação na Festa de São Benedito. É uma grande honra e alegria participar do evento. Até porque nosso grupo também tem uma origem religiosa, o São Gonçalo de Amarante. Além disso, trazemos como missão não deixar que a nossa cultura seja extinta. Queremos estar sempre transmitindo nossos conhecimentos, tudo o que aprendemos com nossos avós, para as próximas gerações”, comenta a coordenadora do Grupo de Dança São Gonçalo, Vilmara da Silva Vibica.

Para o rei da Festa de São Benedito, Niuan Ribeiro, “os artistas encantam o público por onde passam ao levar a tradição do siriri por meio da história e da vivência dessa cultura popular. Vale a pena conferir a apresentação do Grupo de Dança São Gonçalo na festa”.

FESTA DE SÃO BENEDITO

A fé e devoção ao Santo Padroeiro de Cuiabá, o São Benedito, irá movimentar milhares de mato-grossenses no próximo mês. No dia 28 de junho terão início as celebrações da tradicional Festa de São Benedito da Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito.

“A história de São Benedito se confunde com a da nossa querida Capital e caminha para completar 300 anos. Hoje, a festa venceu as barreiras da religião e se tornou um importante acontecimento cultural mato-grossense”, destaca a rainha da Festa de São Benedito, Cecília Fortes.

A programação segue até o dia 1º de julho com diversas atividades – entre elas, missas pela madrugada, procissões, apresentações culturais e feira gastronômica, que dispõe de comidas típicas regionais.

 

Com Assessoria

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes