Negócios

Grupo Carrefour investe em criação sustentável de bezerros em MT

2 minutos de leitura
Grupo Carrefour investe em criação sustentável de bezerros em MT
Foto: Suellen Pessetto/ O LIVRE

O Grupo Carrefour lançou, nesta terça-feira (10), em Cuiabá, um programa de auxílio à pecuária sustentável na Amazônia e no cerrado mato-grossense. O projeto é investir 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 13,4 milhões, no câmbio de hoje) na criação de bezerros em 450 propriedades, num total de 156 mil hectares, na região do Juruena e do Araguaia.

“Pela amplitude da pecuária no Brasil, pode parecer um projeto bastante modesto. Mas devemos atentar para o fato que é um projeto fundamental”, afirmou o embaixador da França, Michel Miraillet.

O valor de 1,9 milhão de euros será aplicado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Fazenda São Marcelo e outros R$ 1,6 milhão serão aplicados pela entidade Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH), por meio da NatCap. Segundo o Carrefour, a maioria dos beneficiários serão pequenos produtores assentados da reforma agrária.

A diretora executiva da IDH no Brasil, Daniela Mariuzzo, disse que o foco é aumentar a renda dos criadores na área que eles já ocupam, sem abrir novas áreas. “Lucratividade é a questão central. Muitas vezes, o pequeno produtor precisa abrir mais vegetação porque não consegue sobreviver naquela área que ele tem de pastagem”, disse.

Daniela Mariuzzo, diretora do IDH (Foto: Suellen Pessetto/ O LIVRE)

A situação ambiental de cada propriedade será diagnosticada e a entidade dará assistência para os produtores se adequarem às normas ambientais. A meta é regularizar todas as áreas até 2020, com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e início da recuperação das áreas de preservação permanente.

O governador Pedro Taques (PSDB) disse que vê na parceria uma oportunidade para a carne mato-grossense ganhar novos mercados e até mesmo ser vendida nos supermercados da rede Carrefour de todo o mundo. O presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares, garantiu que toda a equipe da entidade estará diretamente ligada ao projeto. “Não tenho dúvida da assertividade do projeto e de como isso será importante para o setor produtivo”, disse.

O programa foi lançado em evento no Palácio Paiaguás, nesta manhã.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes