Destaques

Fotógrafo de Cuiabá é selecionado para exposição durante a Copa da Rússia

3 minutos de leitura
Fotógrafo de Cuiabá é selecionado para exposição durante a Copa da Rússia
Foto: Lisandro de Castro

Não foi pela escalação do técnico Tite, mas foi nas redes sociais que Lisandro de Castro anunciou que será mais um dos representantes brasileiros na Copa do Mundo 2018. E o já cuiabano, natural de Porto Alegre (RS), não vai à Russia pelas habilidades no esporte, mas pelo seu olhar sob ele.

O fotógrafo teve três das 38 fotos selecionadas, entre 160 inscritas, no Concurso Internacional Life and Game: Football 2018. Ele “competiu” com outros 64 artistas dos mais distintos países e continentes e suas obras ficarão expostas na maior galeria da região Sul de Moscou, a ArtGallery NaKashirke, entre os dias 6 de junho e 21 de julho.

“Segundo me explicaram, tive uma das fotos entre as 11 melhores e as outras duas selecionadas para a galeria. Fui o único de Mato Grosso e um dos cinco brasileiros. O restante são todos gringos”, contou ao LIVRE.

Foto: Lisandro de Castro

O click que conquistou os curadores foi feito nas margens da MT-251, quando o sol característico da seca no Cerrado iluminava a poeira que subia de pés ágeis atrás da bola. Um deles já se posicionava para um belo chute quando Lisandro não desperdiçou a oportunidade de eternizar o campinho de futebol pelo qual passa rotineiramente, na saída de Cuiabá para Chapada dos Guimarães, próximo a onde mora.

“Sempre observo os jogos ali. Não importa o clima, o dia e as condições do gramado, sempre tem gente jogando. Fiquei preocupado com as obras de duplicação da avenida, pensando que poderiam tirar dali aquele lugar. Mas ao passo que as obras avançavam, o campo foi ficando e me apressei pra dar um pulo lá pra fotografar”.

Adentrando a capital mato-grossense, em imagem ele também congelaria uma das tantas bolas que rolam no asfalto do Bairro CPA 4. E ultrapassando as fronteiras do Estado, o registro de outra “pelada”, desta vez no campinho da praia de Flecheiras, na cidade de Trairi, Ceará.

Foto: Lisandro de Castro

Os registros fazem parte de um projeto paralelo à sua rotina, unindo duas de suas grandes paixões. Há apenas um ano, Lisandro trabalha profissionalmente como fotógrafo de família, registrando todos os seus ciclos. Mas como a maioria dos brasileiros, é um entusiasta do futebol e não dispensa a “pelada” com os amigos todas as quintas-feiras.

Foi um amigo que o avisou da oportunidade internacional perfeita ao seu projeto. Era a empresa de São Paulo Fraktal Produções que estava selecionando os brasileiros no concurso. Enviou as três fotos, seguindo todas as orientações da galeria e aguardou: Golaço!

“Achei que fazia sentido pra mim, vejo o futebol com um instrumento social também. Quando a galera tá jogando, os problemas ficam de fora e só importa aquilo ali”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes