Cidades

Final do Campeonato Estadual de Tiro reúne mais de 350 atletas em Sorriso no sábado

3 minutos de leitura
Final do Campeonato Estadual de Tiro reúne mais de 350 atletas em Sorriso no sábado

Acontece neste sábado (1º) a Final do XXVI Campeonato de Tiro de Mato Grosso, em Sorriso (400km de Cuiabá). Mais de 350 atiradores desportivos se reúnem no Sorriso Clube de Tiro para competir pelos títulos de campeões estaduais nas seis modalidades, em um record de inscrições. Além da competição, a Federação de Tiro de Mato Grosso (FTMT) comemora 25 anos de fundação.

Não somente o aniversário, a FTMT tem muito a comemorar. “Em 2018, tivemos atletas convocados para a Seleção Brasileira de Trap Americano para competir nos EUA. Na modalidade IPSC, dois atletas também foram convocados para participarem do Pan-Americano na Jamaica. Nossa equipe de precisão foi destaque da final nacional”, destacou o presidente da FTMT, Fernando Raphael.

Na final brasileira de Handgun (ISPC), a FTMT ainda teve campeões em várias divisões e classes, inclusive atletas juniores. Na final da Liga Nacional, destaques nacionais do Trap e o campeão na fossa olímpica. “É difícil citar nomes, pois são tantos campeões que receio esquecer”, pontuou Raphael, comemorando as mais de mil inscrições nesta final

Sábado será o dia de conhecer os campeões estaduais nas seis modalidades que a Federação de Mato Grosso. Em 2018, foram seis etapas estaduais que mobilizou uma média 250 atletas por etapa.

Modalidades

Saque Rápido – Até hoje ninguém conseguiu atingir a pontuação máxima dessa modalidade (300 pontos). Ao iniciar a prova, o atleta deve estar com as mãos acima dos ombros, arma carregada no coldre, e os disparos devem atingir o centro do alvo. São 5 alvos a distâncias de 5 a 15 metros, com tempos pré-determinados de 3 a 8 segundos para cada série de 5 disparos.

Steel Challenge – Essa é a modalidade conhecida como Desafio do Aço. É uma competição interessante para o expectador pelo uso de alvos metálicos reativos e muito simples de ser compreendida – velocidade é tudo. A prova é disputada em 5 “strings” ou passadas, onde o competidor deverá atingir os alvos no menor tempo possível.

ISPC – Considerada pelos seus competidores a modalidade de tiro mais dinâmica. O grande desafio é conseguir a maior pontuação no menor tempo possível, percorrendo “stages” ou pistas de diferentes cenários. Nessa etapa serão 8 pistas, com 175 disparos mínimos. Todas as pistas são construídas atendendo regras rigorosas de segurança.

Trap Americano – Modalidade de arma longa (espingarda 12), o Trap consiste em acertar um prato de aproximadamente 10 cm que sai sem direção de uma casamata semienterrada em uma distância de 15 metros, numa velocidade de 50km/h. Este é o cenário do competidor do Trap, que se repete 100 vezes, em 5 posições diferentes. Ganha o que acertar mais pratos.

Precisão de Fuzil – Deitado, o competidor tem 10 minutos para acertar o centro de um alvo. Em Sorriso, os alvos estarão a 300 metros de distância. Claro, ganha aquele que atingir a pontuação máxima, com acertos concentrados no meio do alvo.

Silhueta Metálica – É considerada uma das modalidades mais difíceis. Possui características distinta do dinamismo das demais, pois exige estandes próprios. Os alvos são metálicos e lembram o perfil de galinhas, porcos, perus e carneiros. Eles são organizados em filas de 10 com distâncias entre 25 e 100 metros e o atirador tem 4 minutos para derrubar cada fileira. Concentração e muita precisão é a exigência básica para um competidor deste esporte.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes