Variedades

Festival na Chapada: documentário “Majur” estreia ao público mato-grossense neste sábado

4 minutos de leitura
Festival na Chapada: documentário “Majur” estreia ao público mato-grossense neste sábado
Majur narra cotidiano e anseios de chefe de comunicação da aldeia bororo Pobore, ao sul de Mato Grosso

Neste fim de semana, a programação do Festival Tudo Sobre Mulheres se intensifica em Chapada dos Guimarães, responsável por exibir, pela primeira vez em Mato Grosso, o curta-metragem do conterrâneo Rafael Irineu, filme que retrata o cotidiano da uma indígena bororo transexual. ‘Majur (2018)’ será exibido neste sábado (08) durante a Mostra Competitiva que acontece, a partir das 18h, na Praça Dom Wunibaldo, local que concentrará, também, atrações da música e do teatro.

A cerimônia de premiação será realizada no domingo (09). O festival encerra ainda com exibição do longa-metragem de terror, vencedor de cinco categorias do Festival do Rio, ‘As Boas Maneiras (Ficção, 2017, SP)’, em homenagem a Sara Silveira, produtora de destaque no cenário audiovisual brasileiro.

Bastidores de Majur (2018)

Majur, da etnia bororo, é o chefe de comunicação da Aldeia Poboré, responsável pela interlocução das reivindicações de seu povo com a cidade. Seu papel na coletividade, seus anseios do processo de transformação e a acolhida por entes queridos, são registrados pelo jovem cineasta Rafael Irineu, que assina a direção, fotografia e montagem do filme – o segundo da cerreira – junto a uma equipe 100% mato-grossense.

O representante do Estado no festival voltado ao protagonismo feminino, estreou no Festival Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO) em uma das principais mostras de cinema pela defesa dos direitos humanos, sendo premiado como Melhor Curta-Metragem pelo Júri Popular. ‘Majur 2018’ também foi selecionado para o 46º Festival de Gramado, um dos mais importantes no circuito de cinema brasileiro.

O curta de Irineu integra a grade de exibições junto a mais uma dezena de produções de diferentes Estados, a partir das 18h. São eles:

As Boas Maneiras (2017)

18h:

Mostra Competitiva

Pés de Anta, Cineastas Munduruku (Documentário, 9 min, 2017, AM)
Justa Causa (Ficção, 2 min, 2017, BA)
A Horta (Ficção, 12 min, 2018, SP)
O Espírito do Bosque (Ficção, 15 min, 2017, SP)
Mulheres de Linha (Documentário, 10 min, 2017, GO)

20h:

Filme Catástrofe – Homenagem Sara Silveira (Ficção, 19 min, 2017, SP)

Mini Miss (Documentário,15 min, 2018, PE)
Entremarés (Documentário, 20 min, 2018, PE)
Tetê (Documentário, 25 min, 2018, SP)
Majur (Documentário, 20 min, 2018, MT)
Estamos Todos Aqui (Ficção, 19 min, 2017, SP)

Siriri Flor do Cambambi

Atrações culturais

No sábado (08) de manhã, uma mesa de debate sobre protagonismo feminino no audiovisual reúne as realizadoras Débora Ivanov, Sara Silveira, Vera Zaverucha, e Maria Ceiça na Câmara Municipal de Chapada. A atividade será mediada pela diretora da mostra, Danielle Bertolini, às 9h. Durante a tarde, a Tenda Tudo Sobre Mulheres recebe, na praça Dom um encontro do coletivo Publicitárias com A, às 15h, e, logo após, a banda Fellini agita um happy hour no local, às 16h.

No domingo (09), as Mulheres Bordadeiras de Chapada realizam uma oficina de boneca abayomi, um símbolo de resistência e tradição feminina. As pequenas bonecas de tranças e nós, eram feitas por mães africanas para acalentar seus filhos durante viagens a bordo dos tumbeiros – retalhos de saias que se transformavam em amuleto de proteção.

No fim da manhã, é a vez do universo feminino ecoar na praça, através das vozes de sambistas mato-grossenses, a partir das 11h. Andrea Rosa comanda cavaquinho e vocal, Monica Campo o surdo, Juliane Grisólia o pandeiro e a voz que se soma à voz de Deize Águena, Fatima Campos, Sandra Regina e Sônia Moraes, no Samba das Cabrochas. A partir das 17 horas, começam os espetáculos de dança e teatro; Barco do Pepalantus, Grupo de Siriri Flor do Cambambi e Inhamor com Thereza Helena.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes