Variedades

Festival gratuito reúne referências nacionais do blues em Chapada dos Guimarães no sábado

4 minutos de leitura
Festival gratuito reúne referências nacionais do blues em Chapada dos Guimarães no sábado

Fruto semeado no terreno fértil e “etílico” do Sítio Monjolinho, em Chapada dos Guimarães, o Geodésica in Blues Festival, evento batizado com o nome da cachaça artesanal e orgânica produzida na propriedade, transcende os encontros de amigos entusiastas do blues e ganha status de festival da cidade neste sábado (10). Serão 16 horas de shows gratuitos que celebram o gênero musical, a partir das 15h, na Praça Dom Wunibaldo. Nomes de referência nacional, Décio Caetano e João Fortes figuram entre as atrações.

“Inicialmente em pequena escala, para poucos apreciadores, começa no mesmo local onde a Cachaça Geodésica é fabricada, um evento de blues, intimista, com aquele sabor musical apurado e todo o cuidado na produção. Resultado que não poderia ser outro: sabor de ‘mais uma dose'”, anunciam os organizadores.

O evento chega a sua terceira edição, agora em maior formato e totalmente aberto ao público, com a proposta de homenagear grandes nomes do blues do Brasil; o primeiro será o músico, cantor e compositor Renato Fernandes. Referência por sua característica peculiar nas interpretações, vivendo o blues além da música, o ex-vocalista da banda Bêbados Habilidosos chegou a ganhar documentário “Ele é o Blues!”.

Renato morreu em 2015, aos 53 anos, deixando saudades na cena sul mato-grossense. A programação do 3º Geodésica in Blues Festival, começa, portanto, com tributo ao músico – atração que fica por conta da banda Underground Blues, às 15h, idealizada pelo reconhecido vocalista Anderson Ramon. Desde às 8h, porém, a praça já estará equipada com stands e exposição de modelos de carros e motos antigos.

Renato Fernandes, músico homenageado no 3º Geodésica in Blues Festival

Atrações

O evento recebe como atração principal, do Paraná, os músicos Décio Caetano e João Fortes, que tocam às 22h. Décio chega de Curitiba com o blues de Chicago nas veias e o status de referência de guitarra blues na América do Sul. São 30 anos de carreira, 12 álbuns, dois DVD’s, passagens por 17 países e shows com mais de 80 nomes do blues internacional. Recém contratado pela Sony Records, Décio passa por Chapada dos Guimarães nas prévias de embarcar para a turnê 2019 pela Europa e Estados Unidos.

Já o cuiabano radicado no Paraná, João Fortes também vem de Maringá para compartilhar sua experiência acumulada nos Estados Unidos, reduto do blues. Lá, ele conheceu o guitarrista Buddy Guy e dividiu palco com grandes nomes do blues nacional e mundial, sendo o último gaitista a tocar com James Wheeler no tradicional Rosa’s Lounge, antes de sua morte naquele ano.

No time de atrações mato-grossenses que os antecedem, estão Allan House & Mississipi Jr., Fidel Fiori & Blend Blues Trio, Stone Flower Blues, e a revelação do blues cuiabano SilverGuy.

Allan Regis & Mississipi Jr.

Programação completa

8h – Início das atividades; abertura dos stands, exposição de carros e motos, recepção aos visitantes; integração evento/praça e sonorização.
14h30 – Abertura dos shows
15h – Underground Blues (Tributo a Renato Fernandes)
16h – Silver Guy
17h30 – The Free Blues Band
18h30 – Stone Flower
19h30 – Pausa para a missa do Santuário
20h30 – Fidel Fiori & Blend Blues
21h15 – Allan House & Mississipi Jr.
22h – Décio Caetano & Banda (Ft. João Fortes)
23h50 – Encerramento

Stone Flower

Geodésica in Blues Festival

A ideia do Geodésica in Blues Festival surgiu da mente de três amigos: Marcos Sguarezi, criador da Geodésica, Xisto Bueno, apaixonado por jazz, blues e rock’n’roll, e Luiz Brizuela, que ficou responsável por organizar a line-p, providenciar a estrutura física, a divulgação e a organização do evento.

Na segunda edição, o evento ultrapassou as fronteiras do sítio e foi realizado no Espaço Pomodori, Centro da cidade, já com um nome importante, o guitarrista Fábio Brum, reconhecido no cenário do blues do centro-oeste e que atua em São Paulo com grandes nomes do blues.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes