Onde ir

Exposição inédita em homenagem a Dias-Pino recebe bate-papo com viúva do artista

3 minutos de leitura
Exposição inédita em homenagem a Dias-Pino recebe bate-papo com viúva do artista

O Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP/UFMT), que abriga um acervo inédito sobre o processo criativo de Wlademir Dias-Pino para elaboração da marca da Universidade, recebe a curadora da mostra, poetisa e da viúva do artista, Regina Pouchain, para um bate-papo nesta terça-feira (11), às 14h. A exposição-homenagem ao artista visual e poeta intensivista, falecido em agosto deste ano, segue aberta até 31 de janeiro de 2019.

Com o tema “O Olhar Cria Esquinas para o Azul” e curadoria de Regina Pouchain, a mostra deu início à programação cultural e artística dos 48 anos da Instituição. No acervo que evidencia, pela primeira vez em Mato Grosso e no Brasil, o processo criativo de elaboração da identidade visual da UFMT, pranchas que contêm referências visuais e teóricas, que se complementam entre si.

“Ao todo, o processo de pesquisa levou cinco anos até a criação definitiva”, releva Regina Pouchain. “Além disso, a exposição reverencia a atuação em duas expressões – gráfica e literária – e oportuniza conhecer mais a fundo a obra de Dias-Pino, que ganha cada vez mais projeção internacional e que tem sua origem em Cuiabá e na UFMT. O Wlademir Dias-Pino considerava a Universidade como uma extensão de sua vida, com dedicação ininterrupta, como se fosse sua família”, finaliza a curadora.

Para a reitora da UFMT, professora Myrian Serra, a obra de Wlademir Dias-Pino representa não só a identidade visual da Instituição. “É uma honra receber esta homenagem, por conta da devoção e dedicação de Wlademir Dias-Pino com a Universidade”, ressalta.

A gestora lembra ainda a união de diversas expressões e linguagens artísticas – como música, artes cênicas e cinema – durante a realização da programação cultural que celebra os 48 anos da instituição. “É um momento em que todos os equipamentos culturais estão presentes para celebrar a data, juntamente com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral”, observa a reitora.

UFMT 48 anos

Desta terça-feira (11) até sexta-feira (14), na Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés, ocorre a 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que marca os 70 anos da Declaração Universal proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e homenagem a Milton Gonçalves. Para o encerramento das atividades, no dia 21, o Cineclube, em parceria com o Cine Teatro Cuiabá, exibe dois filmes estrelados por Jim Carrey: “Os Fantasmas de Scrooge”, às 15h, e “O Grinch”, às 19h30.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes