Cidades

Estação de ônibus em estrutura móvel será entregue na Praça Ipiranga no dia 28

2 minutos de leitura
Estação de ônibus em estrutura móvel será entregue na Praça Ipiranga no dia 28

Uma nova estação de ônibus em formato “contêiner”, mas em estrutura móvel, será inaugurada na Praça Ipiranga, na Avenida Tenente Coronel Duarte, no dia 28 de fevereiro. Segundo a Prefeitura de Cuiabá, o ponto da Praça Maria Taquara, localizada na mesma região, também deve ser entregue no próximo mês.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, embora o modelo da Ipiranga se assemelhe ao da Estação Alencastro, a gestão optou por uma estrutura não fixa – proposta que considera a possibilidade de mudança, caso o projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) seja concluído pelo Governo do Estado.

“Diante do imbróglio sobre os modais de transporte, não seria viável instalar no local, módulos fixos. Então, solicitei que a equipe estudasse algo que atendesse à demanda, sem interferência na qualidade do serviço e ao mesmo tempo, que pudesse ser reaproveitado caso precise ser removido futuramente”, afirma Antenor.

O espaço será climatizado e contará com placas de energia solar e internet wi-fi. Somadas as paradas da Ipiranga e Maria Taquera, as duas paradas apresentam fluxo de cerca de 10 mil passageiros diariamente.

A prefeitura afirma que a obra, realizada em um espaço tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), atende a todos os critérios estabelecidos pelo órgão foram respeitados. “Além da chuva, que interferiu no prazo de entrega, tivemos que rever alguns pontos do projeto, para que toda a sua execução respeitasse as normas do IPHAN”, afirma o secretário.

A respeito das paradas na Maria Taquara, ele explica que a data de inauguração foi prorrogada, principalmente, em decorrência de uma série de adequações. O modelo adotado no local foi criado a partir da reutilização de contêineres.

O Secretário pede a contribuição da população na fiscalização e manutenção do patrimônio público. “Infelizmente muitos não têm respeito pelo bem-estar coletivo. Há pontos de ônibus foram deteriorados e temos registros até de casos de roubo. No ponto recém instalado nas proximidades do Hospital Municipal de Cuiabá, já levaram as lâmpadas. Por isso pedimos atenção e cuidado. Estes bens pertencem a todos”.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes