Espetáculo multimídia que mistura música, teatro, dança e vídeo, em um enredo que une duas paixões brasileiras: a música e o futebol. Samba Futebol Clube, um dos musicais mais premiados de 2014 – entre as Copas do Mundo acumulou 40 indicações e 10 prêmios no total – chega ao Teatro Universitário da UFMT, em Cuiabá, no próximo sábado (21), às 21h, e domingo (22), às 19h. Os ingressos saem a R$ 25 na bilheteria do local.

Samba Futebol Clube tem direção de Gustavo Gasparani, fundador da contemporânea Cia das Artes. Estreou no Rio de Janeiro em 2014 e, devido ao sucesso absoluto de público e crítica, circula com o patrocínio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura. Em cena, oito atores músicos que formam um time de jogadores e torcedores que se revezam numa narrativa dramático-musical tocando instrumentos, ao vivo, como parte da encenação.

Só o conjunto do elenco, levou duas vezes os prêmios Shell, APTR, Reverência e Prêmios Botequim Cultural. Neles, também conquistaram público e jurados nas categorias “melhor roteiro” e “direção musical”, após seis indicações. A peça recebeu ainda dois Prêmios Cesgranrio, como “melhor diretor” e “melhor coreógrafo”, com também seis indicações.

No roteiro, um quê de música e poesia que o futebol nos deu. Retrata sua ligação com a MPB, a partir do samba, e une citações de textos sobre o tema de José Lins do Rego, Paulo Mendes Campos, Armando Nogueira, Nelson Rodrigues, Carlos Drummond de Andrade e Ferreira Gullar. As canções ora são cantadas, ora são ditas como texto, criando, assim, um diálogo entre as letras e os textos destes mestres.

A história do futebol vai sendo contada, acompanhando a linha evolutiva da música brasileira, começando por “Um a Zero” de Pixinguinha, passando por outros clássicos memoráveis como “Touradas em Madri” (Braguinha/Alberto Ribeiro), “E o Juiz Apitou” (Wilson Batista Antonio Almeida), “Praia e Sol (Maracanã Futebol)” (Bebeto/Adilson Silva), “Na Cadência do Samba” (Luís Bandeira), “Fio Maravilha” (Jorge Benjor), “Samba do Ziriguidum” (Jadir de Castro/Luis Bittencourt), “Povo Feliz (Voa Canarinho) (Memeco/ Nonô)”, “Pra Frente Brasil” (Miguel Gustavo) e “Aqui é o País do Futebol” (Milton Nascimento/Fernando Brant), num total de 42 canções e com direito ao hino dos quatro grandes clubes do futebol carioca.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes