Variedades

Escritores e leitores vão se reunir em Poconé para a primeira edição da Festa Literária, a Flipoc

5 minutos de leitura
Escritores e leitores vão se reunir em Poconé para a primeira edição da Festa Literária, a Flipoc
Autores mato-grossenses, como Caio Ribeiro, participam de debates e apresentam lançamentos ao público. Ele acaba de lançar Manifesto da Manifesta

Poconé, além de porta de entrada do Pantanal mato-grossense, é a terra do encontro de povos de múltiplas origens e, por onde se passa, ouve-se uma boa história. Para a primeira edição da Festa Literária de Poconé – Flipoc -, o Sesc Pantanal se inspirou na poesia desses encontros de povos e na oralidade tão marcante na cidade. Com o mote “A poesia do encontro: representatividades, diversidades e criatividades”, a primeira edição da Flipoc será realizada de 7 a 10 de novembro, no Sesc Poconé e em diversos espaços da cidade. Serão oferecidas atividades de incentivo à leitura, formação de leitores, além da valorização da oralidade como expressão literária.

A programação conta com lançamentos e vendas de livros, bate-papos, oficinas, rodas de conversas, exposições, saraus e apresentações. Logo no primeiro dia da Flipoc, o público poderá assistir a uma emocionante apresentação da Orquestra Ciranda Mundo. A intensa programação do evento permeará as mais diversas possibilidades de abordagem ao conhecimento através da leitura. “Nosso objetivo é celebrar as ações de literatura realizadas durante o ano pelo Sesc Poconé, partindo da valorização do saber local, mas conectando com saberes globais”, destaca a analista de cultura do Sesc Pantanal, Poliana Queiroz.

Concerto da Orquestra Ciranda Mundo, do Instituto Ciranda abre a programação.  (Foto: Protásio de Morais)

Como um dos pilares de atuação do Sesc Pantanal envolve a educação e a valorização da cultura pantaneira, a unidade em Poconé incluiu na programação da Festa Literária, diversas ações voltadas aos educadores. “Pensamos em uma programação de maneira casada, tanto para os alunos e a comunidade, quanto para os professores com mini cursos e ainda a conferência ‘O falar poconeano, representatividade, oralidade e Poesia’, que vai ser realizada com a participação efetiva de professores e pesquisadores que moram na cidade. Ao final da conferência, o público ainda poderá assistir a diversas apresentações dos grupos populares de Poconé”, explica Poliana.

Entre as ações de incentivo à leitura, a Flipoc terá em sua programação o Sebo Itinerante, um projeto realizado pela jornalista Marília Bonna e o arquiteto Thiago Sinohara e batizado carinhosamente como “Fusca Sebo”. O automóvel de 1969, recheado de livros, vinis e uma vitrola, irá percorrer as ruas do município de Poconé promovendo essa interação com os moradores da região.

Flipoc terá em sua programação o Sebo Itinerante, projeto realizado por Marília Bonna e Thiago Sinohara e batizado carinhosamente como “Fusca Sebo”

A Flipoc ainda evidencia temas relevantes para a sociedade como as consequências da privação à leitura e ao acesso ao conhecimento. O espetáculo “Ledores no Breu”, que será apresentado pela Cia do Tijolo, de São Paulo, traz uma reflexão sobre as consequências do analfabetismo e, principalmente, do analfabetismo funcional. A partir de textos de Paulo Freire, Lêdo Ivo, Luiz Fernando Veríssimo entre outros, figuras se cruzam, histórias se embaraçam e tecem as trajetórias dessas vítimas do “crime de não saber ler”.

Como forma de valorização e promoção da cultura pantaneira, a Flipoc ainda terá o lançamento do Livro “Um pé de verso… outro de cantiga”, de Milton Pinheiro, com crônicas e memórias pantaneiras em textos bem-humorados que o autor concebeu no melhor jeito nativo. São histórias baseadas em ditos populares, contadas por terceiros e também vivenciadas por ele, ao longo dos seus sessenta e seis anos de vida.

Mesas redondas também ocorrem durante a programação da Flipoc, como é o caso de “O que fazer com que escrevi?”, com a participação dos jovens autores mato-grossenses, Caio Ribeiro e Ricardo Santiago. A atividade será na biblioteca do Sesc Poconé, às 16h. Os autores foram convidados também, a lançar os livros Manifesto Manifesta, de Caio Ribeiro [Carlini e Caniato] e Algazarra, de Ricardo Santiago [Patua]. “Vamos trocar ideias sobre os caminhos possíveis para transformar os escritos em livros, lambe-lambe, fanzines e tudo mais”, ressalta Caio.

Infanto-juvenil

Para as crianças, um incentivo maior: não apenas o acesso à literatura por meio da leitura, mas também da escrita. O “Papo Letrado” será parte da Flipoc, incluindo a autora mirim de Mato Grosso, Niara Terena que aos 11 anos já tem seu livro “As aventuras de Angelina e o Bruxo do sofrimento” publicado. Poesias voltadas ao público infanto-juvenil prometem experiências incríveis aos pequenos leitores. Ao final de cada dia de evento, será realizado o cortejo pantaneiro, que irá reunir todas as manifestações de cultura popular da cidade.

Programação completa

Para acessar a programação completa: clique aqui!

O Sesc Poconé é uma das unidades que integram o Sesc Pantanal e tem como objetivo a promoção da valorização da cultura, da qualidade de vida e fortalecimento da cidadania junto à comunidade local. A unidade está localizada na Avenida Generoso Ponce, na entrada da Rodovia Transpantaneira, no Centro do município. O trabalho do Sesc Poconé alcança também as populações da cidade vizinha, Barão de Melgaço, atuando tanto na sede do município quanto nos vilarejos dispersos pelo Pantanal com a realização de projetos de ação comunitária nos campos da educação, lazer, cultura, organização social e desenvolvimento sustentável.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes