Cidades

Documentário que registra expedição pelo Pantanal será lançado nesta quinta-feira na UFMT

2 minutos de leitura
Documentário que registra expedição pelo Pantanal será lançado nesta quinta-feira na UFMT

Os cineastas Marcelo de Paula e Carla Mendes chegam a Cuiabá para o lançamento do documentário Pantanais do Pantanal, nesta quinta-feira (28), às 19h, no Auditório do Centro Cultural da UFMT. O filme revela cenários exuberantes, fauna e personagens e histórias que compõem o Pantanal.

Cavalos pantaneiros, pesca, gado caracu e nelore, Guerra do Paraguai, ecoturismo, Estação Ecológica de Taiamã, chapéu Carandá, construção da Transpantaneira e da Estrada Parque Pantanal, ocupação humana no Pantanal e pesquisas científicas compõem o roteiro.

Junto à filha Carla de apenas oito anos, o trio realizou uma expedição de dois meses por 11 sub-regiões do Pantanal, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Foram mais de 10 mil km rodados e 13 municípios visitados. Dentre os mato-grossenses, Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger.

De acordo com Marcelo, a expedição ainda rodou nas empoeiradas Transpantaneira (MT); Estrada Parque Pantanal; Estrada Parque da Piraputanga e a MS 228, mais conhecida como Estrada do Corixão. Sem contar as inúmeras vias de acesso às fazendas que apoiaram o Projeto: Pouso Alegre Lodge; Jaguar Ecological Reserve; Haras Bafo da Onça da Araras Pantanal Eco Lodge (MT) e Fazenda Igrejinha; 23 de Março; Fazenda Pouso Alto – Pousada Mangabal; Passo do Lontra Parque Hotel; Fazenda São João; Fazenda Vitrine; Fazenda São José – Pousada Aguapé e Fazenda Baía Grande de Rio Verde (MS).

Utilizando-se de vários meios de transporte, a família navegou também diversos rios que cortam os dois estados, usando voadeiras, chalanas, balsas de carro e barco, entre os quais, destacam-se o Paraguai, Rio Verde, Salobra, Rio Vermelho e Cuiabá  com o apoio de voadeiras, chalana, balsa de carro e barco. Imagens aéreas foram obtidas por voo de avião bimotor e drones e imagens subaquáticas compõem as belas cenas do filme.

Registros singulares foram obtidos durante as filmagens com registro do cotidiano de mais de 50 espécies da  fauna pantaneira. “Com destaque para nove onças em diferentes locais e atividades, um bando de queixadas atravessando o Rio Paraguai, jaguatirica, casal de araras-azul e de capivaras acasalando, urutau, Tuiuiú pousando no ninho, porco monteiro com filhotes, ema chocando mais de 30 ovos, todas as espécies de cervo da região e inúmeras aves”, diz Marcelo.

A ação conta com apoio do Cineclube Coxiponés. Mais informações sobre a produção podem ser acessadas na página oficial do evento. Clique aqui!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes