Priorizando a cultura local, a 25ª edição da Feijoada de Inverno – que tem como tema a “Alma Carioca” – firmou parceria com a cozinha da tradicional e centenária Festa de Sant’Ana, de Chapada dos Guimarães. Nesta semana, foram oportunizados cursos de capacitação em gastronomia e nutrição para a equipe de voluntários que atuarão na cozinha.
Realizado na Paróquia de Sant’Ana, o encontro possibilitou a troca de experiências entre especialistas e os cozinheiros – que chegam a servir mais de cinco mil pessoas durante a festa santa. Há três anos coordenadora da cozinha de Sant’Ana, Elieth de Melo elogiou a iniciativa que promoveu capacitações à comunidade chapadense.
“É um evento que visa possibilitar o aprimoramento de boas práticas na cozinha de eventos. Apesar de sermos uma cozinha experiente, capaz de atender a grandes públicos, acredito que todos os ensinamentos aqui colocados foram importantes, pois oportunizam conhecer a alta qualidade da Feijoada”, destacou.
Durante a capacitação, a nutricionista Graciely Navarros falou sobre a visão nutricional dos alimentos. A especialista deu dicas de como melhor aproveitar os nutrientes retidos até mesmo nos ingredientes utilizados para a feijoada. Dentre as sugestões, está o aproveitamento do talo da couve, por exemplo.
“O talo da couve pode ser utilizado em farofas, sucos ou até em tortas; desta forma, tudo fica muito mais nutritivo. O tempero caseiro, em substituição ao industrializado, também agrega mais qualidade nutricional à tradicional feijoada”, sugeriu.
Ainda no que se refere à manipulação de alimentos, a chefe de cozinha e professora em gastronomia, Márcia Mesquita, abordou a segurança alimentar em eventos de grande proporção.
O módulo oportunizou aos voluntários o aprendizado sobre as normas legislativas – visto que é interessante que estejam por dentro das regulamentações que contribuem para a segurança das cozinhas brasileiras.
“Espero ter passado a importância que os cozinheiros têm em eventos como a Feijoada, sobretudo em relação à conduta de segurança e limpeza”, declarou.
Responsável pela disposição do buffet da Feijoada de Inverno 2018, a empresária Tereza Bouret também compartilhou ensinamentos referentes à montagem dos pratos, das mesas e a conduta de higiene.
Como a cozinha de Sant’Ana trabalhará juntamente à equipe de Bouret, o encontro foi importante para o alinhamento da logística do evento; já que é necessário que se estabeleça um vínculo, uma aproximação com os voluntários. “É preciso que eles entendam o que eu quero e eu entenda o que esperam de mim”, esclareceu Tereza.
A COMUNIDADE – A oportunidade de capacitação não foi apenas uma forma de aprimorar as técnicas da cozinha voluntária de Sant’Ana, mas também de retribuir à população Chapadense toda a hospitalidade disponibilizada à Feijoada de Inverno durante os seus 25 anos de existência.
Além de ser um evento que possibilitou muitos avanços para Chapada dos Guimarães na área cultural, artística e econômica, a Feijoada também foi fundamental para que a comunidade mato-grossense compreendesse o grande potencial turístico do município.
Voluntária da cozinha de Sant’Ana, a esposa do vice-prefeito, que exerce o cargo de primeira dama de Chapada dos Guimarães, Hélia de Mello enaltece a parceria da Feijoada de Inverno com a comunidade Chapadense.
“Além de qualquer outra coisa, é uma oportunidade de geração de renda. Os cursos de capacitação concederam à população do município aprendizados sobre a produção gastronômica de um grande evento. Acredito que Chapada só ganha com isso”, elogiou.
A FEIJOADA – A 25ª edição da Feijoada de Inverno será realizada no dia 30 de junho (sábado), a partir das 12h, no Cenarium Rural de Chapada dos Guimarães (Parque de Exposições).
A expectativa de público é de sete mil pessoas de Mato Grosso e dos estados vizinhos. Os ingressos podem ser adquiridos em pontos fixos, na Casa de Festas e no Escritório das promoters Marielle Brandolf e Elga Figueiredo. Há a possibilidade de compra on-line por meio do site da Tech Tickets.
A cerveja Itaipava é a patrocinadora desta edição do evento, que tem como tema a “Alma Carioca”. Os convidados poderão degustar a Itaipava Premium, uma cerveja feita sem pressa, no tempo certo e com maturação extra.
Com Assessoria