Em viagem pelo norte do Brasil, mais precisamente na cidade de Boa Vista, Estado de Roraima, refleti sobre alguns pontos a respeito dos hemisférios.

O Brasil se encontra integralmente dentro no hemisfério ocidental, além do mais, temos mais de 90% do território situado no hemisfério sul, e menos de 7%, como a cidade supracitada, localizada no hemisfério norte.

O que são hemisférios? Imagine o globo terrestre, agora divida-o em quatro partes, cada pedaço representa um hemisfério, que são apresentados como: norte, sul, oriental e ocidental.

Utilizando o exemplo dado pelos hemisférios, podemos fazer uma analogia com a nossa vida. No cérebro sempre há predominância, entre os aspectos racional ou emocional. O ideal é que tivéssemos equilíbrio entre esses dois aspectos, mas não há.

Pode ser que empreguemos com frequência o lado esquerdo do cérebro, que é o da racionalidade; mas, a depender da situação, também utilizamos o lado direito, o emocional.

Nesse contexto, pretendo dizer que é impossível controlar 24h o cérebro racional, pois ocorrendo algo imprevisível, isto pode desencadear o desmoronamento do aparente controle, nos levando ao sequestro dos pensamentos.

Mais de 90% do país está dentro do hemisfério sul, evidenciando a nossa racionalidade, todavia parte do Estado de Roraima encontra-se no hemisfério norte, representando o lado emocional. O problema decorrente desta pequena porção de terra repercute em todo o estado brasileiro, assim como no sequestro neural.

O apóstolo Paulo, em Romanos 7, nos ensinou este dilema, contudo sob o aspecto espiritual, descrevendo: “Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo”.

O que fazer para que o território pequeno não domine o maior? Como prevenir que o hemisfério norte não domine o hemisfério sul? Como controlar o mal que está em mim, e oferecer o bem? Como alcançar o equilíbrio que tanto almejamos?

Destaco que não podemos ser conformados com as circunstâncias negativas que ocorrem neste mundo, como por exemplo, a situação caótica da imigração dos venezuelanos na cidade de Boa Vista, pois geram transtornos e desconfortos para o país.

Problemas e dilemas são comuns na vida dos indivíduos, mas saliento que é preciso ter paciência, traquejo, amor ao próximo, equilíbrio, tranquilidade e fé, para alcançarmos os maiores e melhores resultados.

Enfim, deem o melhor de si e cuide dos hemisférios.

……………………………………………………………..

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.
http://www.francisney.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes