Cidades

Cuiabá é a quinta capital mais desenvolvida do país, aponta ranking

3 minutos de leitura
Cuiabá é a quinta capital mais desenvolvida do país, aponta ranking
Foto:SindusconMT

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro divulgou no último dia 28 o resultado do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que trouxe uma surpresa para Mato Grosso: segundo o levantamento, Cuiabá é a quinta capital mais desenvolvida do país. A pesquisa envolveu 500 municípios e avaliou indicadores como saúde, educação, empregabilidade e renda dos munícipes com base nos dados de 2016.

Desde 2008 a Federação analisa e reúne as estatísticas oficiais sobre o desenvolvimento econômico dos mais de cinco mil municípios do Brasil. Conforme o novo levantamento, Cuiabá subiu quatro posições no ranking geral das Capitais, comparado com as informações de 2016, quando estava em nono lugar. O topo da lista é ocupado por Florianópolis e Curitiba, que mantiveram suas posições. Cuiabá aparece à frente de Vitória (6°), Belo Horizonte (7°), Goiânia (8°), Campo Grande (9°) e Palmas (10°). Rio de Janeiro e Brasília aparecem, respectivamente, em 11° e 13° na lista das capitais.

Entre as cidades de Mato Grosso,  Lucas do Rio Verde foi o município destaque. No ranking geral envolvendo todo o país, a cidade aparece em 148º dentre as mais de cinco mil relacionadas. A capital do estado, que aparece em segundo lugar entre as que tiveram melhoria em Mato Grosso, também conseguiu estar no TOP 200 dos municípios brasileiros.

Melhorias na saúde

Apesar do bom resultado, se forem analisados os indicadores em separado, Cuiabá não se coloca como a melhor dentro do próprio estado. Embora a Saúde tenha sido o índice com maior desenvolvimento em Cuiabá, foi a pequena Reserva do Cabaçal (distante cerca de 390 km da capital) que ficou em primeiro lugar no ranking estadual. A cidade também foi a única de Mato Grosso a entrar no TOP 100 da saúde, ocupando o 54° lugar.

Ainda observando Mato Grosso, os demais municípios que apresentaram o maior desenvolvimento na área da saúde foram Nova Guarita (243° no ranking nacional), Indiavaí (465°), Diamantino (540°) e Araputanga (600°). Cuiabá figura como a 14ª cidade na lista e ocupa a posição nacional de 1.041°.

Educação básica

Segundo o levantamento do IFDM, o nível de educação em Cuiabá teve desenvolvimento considerado “alto”, sendo superior ao de outros 56% dos municípios brasileiros. Ainda assim, a capital ocupa a 2005ª posição no ranking apresentado. O município mato-grossense com melhor desempenho foi Torixoréu, que apresentou índice de 0,92 e se posicionou em 429° na listagem. Dentre os 141 municípios de Mato Grosso, Cuiabá se coloca em 42°lugar.

Emprego e renda

O terceiro índice levantado no indicador é quanto a empregabilidade da população. De acordo com a Federação, o tópico foi influenciado pela crise que se agravou no país, o que fez com que mais de três milhões de empresas fechassem. Com isso, muitos municípios brasileiros não conseguiram se superar. Em Mato Grosso, por exemplo, nenhuma cidade atingiu desenvolvimento superior a 0,785 – marca registrada por Sorriso, que também se colocou em 16° no ranking nacional.

No mesmo indicador Cuiabá ocupou o segundo lugar, também se posicionando em 21° nacionalmente. A terceira cidade que mais se desenvolveu foi São José do Xingu, que também aparece no TOP 50, em 41°. O cenário se mostrou favorável para o Estado, que se beneficia dos empregos informais do campo, já que é um o polo central do agronegócio.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes