Carregando...
CidadesCrônicas Policiais

Criança indígena resgatada após ser enterrada viva não voltará para a família

Foto de Karina Cabral
Karina Cabral

A recém-nascida resgatada por policiais na noite dessa terça-feira (05), depois de ter sido enterrada viva pela avó, não voltará para a família. O Conselho Tutelar do município de Canarana (837 km de Cuiabá) está acompanhando o caso.

A conselheira tutelar de Canarana, Jordilene Lopes, informou por meio da assessoria que uma equipe do Conselho está em diligência para a cidade de Água Boa (741 km de Cuiabá), onde a bebê encontra-se em observação no hospital local.

Apesar do susto, a recém-nascida passa bem, somente com uma deficiência respiratória leve e, segundo a Polícia Civil, com traumatismo craniano. Ela está sob a tutela do Estado, por meio do Conselho Tutelar, que vai resguardar a integridade da menor e garantir o acolhimento humanizado.

A Polícia Judiciária Civil de Canarana deu início à investigação para apurar a ocorrência. Segundo a PJC, conduzidas à delegacia para esclarecimentos, a mãe, de 15 anos, e a avó da bebê contaram que a adolescente sentiu fortes dores (contrações) e foi ao banheiro sozinha, momento em que deu à luz a menina. Ao nascer, a criança teria batido a cabeça no vaso sanitário, ocasionando sangramento.

Os investigadores ainda trabalham com a possibilidade da participação de uma terceira pessoa, a bisavó, que seria a responsável pelo enterro da criança. A investigada será ouvida tão logo localizada pela Polícia Civil.

De acordo com o delegado Deuel Paixão de Santana, a Polícia Civil investiga todas as hipóteses para o caso, mas segue com enfoque em duas linhas de investigação. A primeira avalia o contexto cultural de algumas etnias indígenas da região do Xingu, que têm por costume enterrar bebês por razões diversas, como deficiências físicas, precocidade na idade da mãe, contexto familiar, etc. A PJC também avalia a possibilidade de a família ter acreditado que a criança estivesse morta e, por isso, realizado o “sepultamento”.

O Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente (Cedca), vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), irá acompanhar o caso.

O caso

Policiais civis e militares, depois de receberem uma denúncia de que uma bebê indígena havia sido enterrada pelos familiares, foram até o local e conseguiram salvar a criança ainda viva.

Os policiais gravaram um vídeo emocionante que mostra o momento em que a recém nascida foi desenterrada (veja abaixo). O caso aconteceu nessa terça-feira (05) e a criança ficou cerca de sete horas enterrada.

Os policiais foram surpreendidos e se emocionaram ao ouvir o choro do bebê quando começaram a cavar o buraco. Veja o vídeo:

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

PM apreende armas, munições e fecha ponto de tráfico em Tangará da Serra

Operação em dois bairros resultou na prisão de um casal de irmãos por tráfico e de um homem por posse ilegal de arsenal
Geral

Pivetta sanciona lei que reduz preço do diesel em R$ 1,20 por litro em Mato Grosso

Medida emergencial une subsídios estadual e federal para conter impactos da guerra no Oriente Médio sobre o transporte e a produção
Geral

Yoga, Luderia e show da Patrulha: Confira o fim de semana no Goiabeiras Shopping

Programação gratuita inclui atividades de bem-estar, jogos de tabuleiro e pocket show infantil no sábado e domingo
Geral

Doação de leite materno cresce 10% em MT e beneficia quase 400 bebês prematuros

Primeiro trimestre de 2026 registra aumento no número de doadoras e volume de leite distribuído em unidades neonatais do Estado