Variedades

Concerto gratuito reúne coral infanto-juvenil e orquestra de câmara na UFMT

2 minutos de leitura
Concerto gratuito reúne coral infanto-juvenil e orquestra de câmara na UFMT

Uma apresentação gratuita da Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Mato Grosso (OCAM/UFMT), em conjunto com o Coral Infanto-juvenil Arte Cidadã, reúne instrumentos e coro na interpretação de clássicos nesta terça-feira (19), a partir das 19h, no Teatro Universitário da UFMT.

O repertório é composto por composições representantes do período clássico e romântico da música clássica mundial; na programação, os dois primeiros movimentos da “sinfonia 45”, de Joseph Haydn, interpretada pela OCAM/UFMT e “Messa Breve”, de Léo Delibes, interpretada pela Orquestra e Coral em conjunto.

A música de câmara consiste em a qualquer formação que se limite a poucos instrumentistas, portanto, destinada a pequenos espaços. Diferentemente da orquestra sinfônica, cada instrumentista geralmente tem sua partitura exclusiva. Cada um toca notas por si só, dando maior protagonismo individual a cada músico.

A apresentação tem direção dos maestros Jeferson Gonçalo Ribeiro, da Associação Arte Cidadã, e Flávia Vieira, da UFMT e tem apoio da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev).

Repertório

Joseph Haydn foi, ao lado de Mozart e Beethoven, um dos mais importantes compositores do período clássico. Sua composição “Sinfonia 45” é conhecida como “Sinfonia de despedida”, pois teve o objetivo de atrair a atenção dos príncipes para a impaciência de seus músicos, que já estavam a muito tempo sem ver seus queridos e desejavam encerrar logo esta temporada no campo.

Léo Delibes foi um compositor francês do período Romântico, que se especializou em balés e óperas. Sua composição “Messe Breve”, de 1867, foi originalmente escrita para órgão e coro e possui 5 movimentos que seguem a lógica da missa católica.

Coral Infanto-juvenil Arte Cidadã

Entidade sem fins lucrativos, Associação Arte Cidadã, de Santo Antônio do Leverger, oferece educação musical gratuita a crianças e adolescentes como forma de inclusão social e promoção de cidadania.

A instituição foi selecionada para representar Mato Grosso no Festival Nacional de Coros Infantis e Juvenis – Gran Finale, em São Paulo, evento que reúne mais de 500 crianças e jovens de corais do todo Brasil, pré- selecionados, que se integram para formar dois grandes coros com repertório único para um concerto final.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes