Variedades

Como ter equilíbrio mesmo em situações críticas

3 minutos de leitura
Como ter equilíbrio mesmo em situações críticas

Prazos no trabalho, contas vencendo, preocupações com pessoas queridas, dúvidas profissionais, estresse, pressão. Quando você se imagina passando por uma dessas situações desconfortáveis, consegue se ver tranquilo e sereno para enfrentar a tempestade?

Sim, é possível. Considerada extremamente eficiente para desenvolver nas pessoas a habilidade de ter harmonia e tranquilidade mesmo num cotidiano estressante, a prática de meditação Mindfulness tem cada vez crescido mais nos centros urbanos. Um exemplo dessa efetividade é relatada pela funcionária pública Eny Socorro de Souza, que descobriu uma forma de enfrentar momentos mais delicados mantendo a paz consigo mesma.

“Hoje, tenho a certeza de que posso me manter em equilíbrio emocional e físico mesmo com tantos estímulos estressantes”, explica. Tudo começou no ano passado, quando Eny participou de um retiro em Chapada dos Guimarães que unia o equilíbrio proporcionado pelo yoga com o autoconhecimento e o amadurecido emocional que os praticantes da mindfulness desenvolvem. Foi quando Eny descobriu uma forma de estar serena consigo mesma, independente das interferências externas, da rotina corrida e do ritmo frenético do trabalho.

“Já praticava yoga e tinha curiosidade sobre mindfulness, mas ainda não havia encontrado em Cuiabá uma boa opção. Busquei as referências das facilitadoras e me inscrevi. Foi uma experiência maravilhosa. Vivenciei os dias plenamente, prestando atenção no meu corpo, na minha mente, nas emoções e na minha relação com a alimentação e com a natureza”, lembra.

O retiro volta a ser realizado agora, de 22 a 24 de março, pelo Espaço Pulsar, na Pousada Ipês, em Chapada dos Guimarães. A programação compreende tanto práticas de Yoga como exercícios de mindfulness, a partir de um protocolo de formação de oito semanas adaptado para o formato do retiro. O silêncio será praticado das 8h30 às 18h30 para estimular ainda mais os momentos de atenção e auto-observação.

Cada aula de mindfulness dura 1h30 e mescla teoria, prática e troca de experiências. A condução é feita por Katya Stubing, mestre em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP, com especialização em Psicologia Transpessoal (ALUBRAT) e grau internacional de Doutora em Acupuntura pela WFCMS.

O Yoga abre e fecha o dia, com sessões começando bem cedinho e encerrando ao pôr do sol. As atividades são conduzidas por Wilma Ferreira, que além de professora de yoga é organizadora do retiro e responsável pelo Espaço Pulsar.

“Recomendo o retiro para todos, pois o conhecimento que a gente absorve lá nos liberta de sofrimentos desnecessários. Além de ser um evento muito bem organizado, com pessoas preparadas ao que se propuseram e em ambiente lindo em conexão com a natureza”, convida Eny.

Mindfulness
Com benefícios comprovados em recentes pesquisas científicas, a mindfulness tem suas raízes na filosofia budista e foi adaptada para a linguagem ocidental por Jon Kabat-Zinn. É uma modalidade de meditação marcada por um estado mental de atenção plena, privilegiando o tempo presente, adotando uma postura de curiosidade e abertura, e buscando deixar julgamentos de lado. Entre os resultados benéficos, estão melhora de estresse, ansiedade, dores crônicas e depressão recorrente.

(com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes