Judiciário

Com duodécimo menor que o esperado, TJ estuda corte de Comarcas

2 minutos de leitura
Com duodécimo menor que o esperado, TJ estuda corte de Comarcas
Desembargador Carlos Alberto da Rocha, presidente do TJMT (Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Com a limitação no orçamento, por não ter conseguido o aumento desejado no duodécimo, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Carlos Alberto da Rocha, começou a colocar em prática o que tem declarado que faria desde que foi eleito para presidir o órgão no biênio 2019/2020: sem dinheiro, algumas comarcas deverão “entrar na faca”.

Conforme publicação no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) de segunda-feira (11), Carlos Alberto determinou que setores façam levantamentos específicos para avaliar o rendimento de sete comarcas do Poder Judiciário, sendo elas Nortelândia, Poxoréo, Dom Aquino, Arenápolis, Pedra Preta, Juscimeira e Itiquira.

Ao justificar a medida, ele observa que “é do conhecimento de toda a população do Estado” que o governo implantou “rigorosas medidas de ajuste econômico”, como, justamente, o limite dos gastos programados por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019, e que tais ajustes resultaram na redução de gastos com programas a serem desenvolvidos pelo Judiciário, “bem como desaceleração de invés concursos, além de aumento do risco de interrupção das atividades judiciais em algumas Comarcas”, escreveu.

Assim, ele determinou que sejam levantados o número total de processos em cada Comarca, bem como o número de ações ajuizadas nos últimos 12 meses; o total de servidores e terceirizados que atuam nas unidades; as condições da estrutura física e a distância até a Comarca mais próxima.

Ele determinou ainda o levantamento do gasto de material de expediente/consumo utilizado e valores pagos em manutenção do funcionamento das unidades; além de considerar se os magistrados que atuam são titulares ou designados.

Apesar do início do estudo, não há informações se todas as unidades listadas serão fechadas, bem como quando o corte deverá acontecer.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes