Variedades

CineSesc revisita os últimos dez anos de cinema brasileiro neste mês de outubro

4 minutos de leitura
CineSesc revisita os últimos dez anos de cinema brasileiro neste mês de outubro
As Duas Irenes (2017)

Neste mês outubro, o cinema do Sesc Arsenal revisita a produção dos últimos dez anos da produção cinematográfica brasileira, período que representa um momento fértil e apresenta uma diversidade de temas e abordagens, evidenciando a criatividade de nossos cineastas. Serão exibidos longas-metragens de ficção e documentários, de sexta-feira a domingo. As sessões são gratuitas e acontecem na sala de cinema do Sesc Arsenal, a partir das 19h30.

Nesta sexta-feira (19), o CineSesc exibirá o filme “A Alegria” e, após a sessão, a pesquisadora e crítica de cinema conduz um bate-papo como programação do projeto CineSesc Debate. A programação segue com “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, no sábado (20), e “As Canções”, documentário de Eduardo Coutinho, no domingo (21).

Aos fins de semana, o CineSesc promove ainda a “Sessão Pipoca”, com exibição de filmes voltados para o público infanto-juvenil. Neste, serão exibidos o filme do diretor sueco Claude Barras, “Minha Vida de Abobrinha”, e a produção japonesa “O Serviço de Entregas da Kiki”, do cultuado diretor Hayao Miyazaki. Ao final de cada sessão são distribuídos gratuitamente saquinhos de pipoca.

Com a “Sessão Pipoca”, o intuito é promover, desde a primeira infância, o hábito e gosto pelo cinema como um instrumento além do entretenimento, mas que também transmite mensagens de respeito, cidadania e convívio social.

No próximo domingo (28), o Sesc Arsenal também celebra o mês das crianças com a mostra “DIA – Dia Internacional da Animação”, que exibirá curtas-metragens de animação nacionais e internacionais. A programação é composta por uma seleção de uma hora de curtas-metragens brasileiros e uma hora de estrangeiros, em celebração ao Dia Internacional da Animação, que ocorre em todo território nacional.

Confira as sinopses das produções nacionais que chegam ao CineSesc durante o mês:

 19/10 
A Alegria (Felipe Bragança, Marina Meliande, 2010)

Sinopse: Em uma noite de natal, o primo de Luiza, 16 anos, é baleado nos subúrbios do Rio de Janeiro e desaparece no meio da madrugada. Semanas depois, Luiza recebe um misterioso visitante em seu apartamento. Em um mundo dividido entre medos, dúvidas e revoluções nas ruas, Luiza e seus amigos procuram por novos valores e novos desejos. Uma fábula sobre juventude, coragem e amizade.

 20/10 
Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (Karim Aïnouz, Marcelo Gomes, 2009)

Sinopse: José Renato, 35 anos, geólogo, viaja a trabalho pelo Sertão Nordestino, lugar despovoado, silencioso. José Renato pesquisa a construção de um canal para a transposição de um rio. Ele sente muita saudade da esposa. Tem vontade de voltar. Este filme é um relatório de viagem, uma música romântica, uma declaração de amor.

 21/10 
As Canções (Eduardo Coutinho, 2011)

Sinopse: Nas ruas do Rio de Janeiro, em anúncios de jornais e pela internet, o cineasta Eduardo Coutinho entrevistou pessoas e selecionou histórias para compor o longa-metragem. Dezoito pessoas, de 22 a 82 anos, que olharam para a câmera, cantaram as letras que marcaram de alguma forma suas vidas, e compartilham suas histórias. Entre as trilhas que fazem parte do filme, estão composições de Roberto Carlos, Vinícius de Moraes e Noel Rosa, entre outros.

 26/10 
As Duas Irenes (Fabio Meira, 2017)

Sinopse: Uma menina de 13 anos, de uma família tradicional do interior, descobre que seu pai tem uma lha de outra mulher, com a mesma idade e o mesmo nome dela, Irene. Agora, a filha do meio se sente num lugar de rejeição e começa a tentar descobrir quem ela é e quem quer ser. Ela começa a perceber como se dão as relações sociais e vai entendendo que o universo adulto é feito também de segredos e mentiras.

 27/10 
Verônica (Maurício Farias, 2008)

Sinopse: Uma professora se vê obrigada a levar um aluno de oito anos em casa. Ao entrar na favela onde ele mora, Verônica descobre que os pais dele foram assassinados e que o menino – leva pendurado no pescoço um Pen-drive com informações importantes e perigosas – está jurado de morte pelos traficantes. Correndo contra o tempo, eles conhecem o outro lado da moeda, cuja lei que impera, é a dos homens.

No próximo sábado (27), o CineSesc também exibirá a animação nacional “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes