Variedades

“Chega de Fiu Fiu” discute resistência feminina ao assédio nesta quinta na UFMT

2 minutos de leitura
“Chega de Fiu Fiu” discute resistência feminina ao assédio nesta quinta na UFMT
Chega de Fiu Fiu

A resistência feminina ao assédio em espaços públicos está no centro das discussões de Chega de Fiu Fiu (2018, Brasil, 73’), longa-metragem de Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão. O documentário será exibido nessa quinta-feira (19), às 19h, no Auditório do Centro Cultural da UFMT.

A sessão é gratuita, tem classificação de 14 anos e será mediada pela produtora audiovisual e bolsista do Cineclube Coxiponés, Isabelle Almeida.

Por meio de imagens coletadas por câmeras escondidas, o filme acompanha o dia a dia de três mulheres de diferentes cidades brasileiras e distintas realidades – Raquel Carvalho, Rosa Luz e Teresa Chaves. Por meio do ativismo, arte e poesia, resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público.

A ideia foi flagrar como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço urbano. No enredo, especialistas discutem o assunto, buscando encontrar respostas e alternativas para a uma questão fundamental: se as cidades foram feitas para as mulheres.

O documentário conta com participação de Djamila Ribeiro, Juliana de Faria, Luana Hansen, Margareth Rago e Nilceia Freire. Confira trailer:

 

YouTube video

Campanha

Chega de Fiu Fiu foi inspirado em campanha de combate ao assédio sexual lançada pelo Think Olga Nascida, em 24 de julho 2013. Inicialmente, foram publicadas ilustrações com mensagens de repúdio a esse tipo de violência. As imagens foram compartilhadas por milhares de pessoas nas redes sociais, gerando uma resposta tão positiva que acabou sendo o início de um grande movimento social contra o assédio em locais públicos.

A iniciativa de Juliana de Faria, fundadora da organização, deu tão certo que o projeto deu início ao Mapa Chega de fiu fiu, uma plataforma colaborativa com relatos de violência em pontos de cidades brasileiras.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes